Biologia, perguntado por Kerlonsilva, 10 meses atrás

1) O que é a puberdade?
2) O desenvolvimento das características sexuais muitas vezes causa desconforto e
dúvidas. Contudo, são mudanças naturais do corpo humano. o Que são hormônios
sexuais e como eles estão relacionados com essas mudanças?
3) Indique exemplos de mudanças comuns observadas no sexo masculino e feminino
que resultam da ação dos seus respectivos hormônios sexuais.
4) Qual o nome do gameta feminino? Em que estruturas do aparelho reprodutor
feminino?
5) Quais são os órgão que compõem o aparelho reprodutor feminino?
6) Quais estruturas produzem os hormônios sexuais femininos?
7) O que ocorre no ovário durante e após a ovulação?
8) Em quais estruturas femininas ocorre a fecundação?
9) Qual o nome da estrutura feminina onde ocorre a entrada do espermatozoide e
saída da menstruação.
10) Local onde se aloja o embrião e inicia a gravidez?
11) Quais são os órgãos que formam o sistema reprodutor masculino? Escreva as suas
funções.
12) Qual o nome das células reprodutivas masculinas em que órgãos são produzidos?
13) Por qual motivo os órgãos do sistema reprodutor estão na parte externa do corpo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por sscsarah3
3

1) A puberdade é um período em que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas.

2) Os hormônios sexuais são substâncias produzidas nas gônadas, testosterona nos testículos (em indivíduos do gênero masculino) e progesterona e estrógeno nos ovários (em indivíduos do gênero feminino).

3) Masculinas (13 a 16 anos) → surgimento de pêlos pelo corpo (na face, na axila e na região pubiana), aumento em tamanho do pênis, espessamento das cordas vocais, iniciação da espermatogênese.

Femininas (12 a 15 anos) → surgimento de pêlos pelo corpo, desenvolvimento da cintura pélvica (quadril), desenvolvimento dos seios, início do ciclo menstrual e ovogênes.

4) Os óvulos, também chamados de ovócitos secundários, são os gametas femininos, ou seja, as células femininas responsáveis pela reprodução. Essas células são produzidas no ovário em um processo chamado ovogênese.

5) O aparelho genital feminino é formado pelos órgãos genitais internos e externos. Os órgãos internos são: vagina, ovários, trompas de Falópio e útero (ou tubas). Os órgãos externos são: monte de Vênus (monte púbico) e vulva, que engloba os grandes lábios, os pequenos lábios e o clitóris.

6) A progesterona e o estrógeno, produzidos nos ovários, são exemplos de hormônios sexuais.

7) Em decorrência da ação do FSH e do pico de LH, ele e a parede do ovário rompem-se, levando à liberação do ovócito secundário. Essa liberação é a ovulação e ocorre por volta da metade do ciclo menstrual. Após a ovulação, inicia-se a chamada fase lútea do ciclo ovariano.

8)Tuba uterina.

9)Tuba uterina.

10) No interior das trompas, e o óvulo fecundado em seguida se encaminha na direção do útero.

11) Os órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino são: uretra, pênis, vesícula seminal, próstata, canais deferentes, epidídimo e testículos.

  • Pênis: O pênis humano é o órgão utilizado na cópula e destaca-se pela presença de um tecido erétil, o qual se enche de sangue durante a excitação sexual.  No interior do corpo esponjoso, encontra-se a uretra, por isso o corpo esponjoso é também chamado de corpo cavernoso da uretra. Em sua parte terminal, o corpo esponjoso dilata-se e forma a chamada glande. O pênis é envolvido por uma pele fina e, na região da glande, observa-se uma dobra de pele conhecida como prepúcio.
  • Saco escrotal: Também chamado de escroto e bolsa escrotal, é uma estrutura de forma sacular que fica localizada na região logo abaixo do pênis. Essa bolsa apresenta um septo, que a divide em duas cavidades, ficando um testículo de cada lado. Na adolescência, o saco escrotal apresenta-se mais pigmentado, e pelos esparsos surgem no local.
  • Testículo: O homem apresenta dois testículos, que são as gônadas masculinas, ou seja, o local onde os espermatozoides são formados. Essas células reprodutoras são produzidas, mais precisamente, em túbulos enrolados chamados de túbulos seminíferos. Cada testículo possui entre 250 e 1000 túbulos seminíferos.
  • Epidídimo: O homem possui dois epidídimos, que se localizam, cada um, lateralmente na margem posterior dos testículos. Nesse local os espermatozoides adquirem maturidade e também desenvolvem sua capacidade de movimentação.
  • Ducto deferente: O corpo do homem possui dois ductos deferentes, os quais são uma continuação do epidídimo.
  • Ducto ejaculatório: Os ductos ejaculatórios possuem cerca de 2 cm de comprimento e são formados a partir da união do ducto deferente com o ducto da vesícula seminal.  
  • Uretra: Os ductos ejaculatórios abrem-se na uretra, que garante a saída do sêmen e também da urina. A uretra é, portanto, um órgão comum ao sistema reprodutor e ao urinário.  
  • Vesículas seminais: O homem possui duas vesículas seminais, as quais secretam um fluido que corresponde a cerca de 60% do volume do sêmen (líquido viscoso e esbranquiçado contendo espermatozoides e fluídos das glândulas acessórias que é eliminado no momento da ejaculação).
  • Próstata: O homem apresenta apenas uma próstata, que é uma glândula que produz a secreção que forma o sêmen. A secreção produzida pela próstata apresenta enzimas e citrato, que também é um nutriente para os espermatozoides.
  • Glândulas bulbouretrais: As glândulas bulbouretrais são um par de glândulas que liberam, antes da ejaculação, uma secreção na uretra que lubrifica o pênis e ajuda a neutralizar resíduos de urina presentes no canal da uretra.

12) Nos testículos são produzidos os espermatozoides, as células reprodutoras (gametas) masculinas, durante o processo chamado espermatogênese, além de diversos hormônios.

13) Não sei responder a essa pergunta , desculpa.

Espero ter ajudado!!

Marca como melhor resposta por favor ajuda muito!!!!

Perguntas interessantes