História, perguntado por Dacth, 1 ano atrás

1- o que é a mitologia grega?
2- como funciona a filosofia criada pelos gregos?
3- em que consistia as olimpíadas criadas pelos gregos?
4- quais as diferenças históricas entre a cidade de Atenas e sparta?
5- por que usamos a expressão "presente de grego"?
6- o que foi o helenismo?
7- por que a cultura grega influenciou tanto a chamada "cultura ocidental"?
8- como funcionava o escravismo para a economia grega?
9- faça uma relação de 10 linhas comparando a Grécia antiga com o Egito antigo

Soluções para a tarefa

Respondido por WagnerMaidson
5
Boa tarde!


1) a mitologia e dividida em duas partes "Mito" histórias lendas e "Logia" estudo, ou seja é o estudo das histórias contadas dos gregos sobre Deuses, heróis, titãs, ninfas etc.
lembramos que os gregos na quela época era politeístas que acreditavam em diversos Deuses

2) a filosofia é uma ciência com mais de dois mil e quinhentos anos foi instituído na Grécia antiga os principais filósofos desta época eram Teles de Mileto, Heráclito, Anaximandro e Xenofanes, a funcionalidade da filosofia é a reflexão em busca do saber, como exemplo de onde nos viemos, para onde vamos porque existimos.

3)  AsOlimpíadas Antigas foram uma série de competições atléticas disputadas por atletas das cidades-estado que formavam a Grécia Antiga. De acordo com registros analisados por historiadores, os Jogos Olímpicos surgiram no ano de 776 a.C. na cidade de Olímpia (região sudoeste da Grécia) Os jogos ocorriam de quatro em quatro anos. Na época da realização do evento esportivo ocorria uma trégua nas guerras e conflitos. A conhecida "paz olímpica" também era para agradar os Deuses com os melhores atletas de cada cidades-estado.

4) a diferença era que na quela época as cidades era conhecida como cidades-estado era cidade independentes umas das outras onde muitas vezes ocorreu conflitos por rivalidade, a cidade de Atenas era mais voltadas para os estudos para o conhecimento e a política, e a cidade de Esparta era mais votados para o poder militar onde criaram verdadeiros exércitos de guerreiros.

5) O significado de presente de grego é o recebimento de algum presente ou dádiva que traz prejuízo ou não acontece beneficamente, como era para ser. Surgiu a partir da famosa Guerra de Tróia Nessa guerra, um cavalo de madeira foi deixado junto aos muros de Tróia pelos Gregos, supostamente como um presente. Os troianos levaram o cavalo para dentro de seus muros, acreditando que suposto presente era uma rendição dos gregos. No entanto, dentro do cavalo se encontravam vários soldados gregos. Durante a noite e após os troianos terem se embebedado e a maioria já estar dormindo, os gregos abriram os portões para que todo o exército entrasse e destruísse a cidade completamente. Daí a expressão "presente de grego".

6) Helenismo é um termo que designa tradicionalmente o período histórico e cultural durante o qual a civilização grega se difundiu no mundo mediterrânico, euro-asiático e no Oriente, fundindo-se com a cultura local.

7) Na Grécia Antiga uma pessoa tornava-se escrava de diversas formas. A mais comum era através da captura em guerras. Várias cidades gregas transformavam o prisioneiro em escravo. Estes, eram vendidos como mercadorias para famílias ou produtores. A mão-de-obra escrava era a base da economia da Grécia Antiga. Os trabalhos manuais, principalmente os pesados. A mão-de-obra escrava também era muito utilizada no meio doméstico. Eles faziam os serviços de limpeza, preparavam a alimentação e até cuidavam dos filhos de seu proprietário. Estes escravos que atuavam dentro do lar possuíam uma condição de vida muito melhor que os outros.

8) Da Grécia ao Egito

Como diz Abraham Lincoln " se a escravidão não é crime, não há crime " escravidão independente de sua região nos dias atuais fere os direito humanos, o direito de igualmente e liberdade.
Com isso, é a exploração da mão de obra do indivíduo sem sua concepção, mas a escravidão contudo é um fator histórico desde à Grécia antiga há relatos sobre a escravidão, na Grécia antiga havia muitos conflitos onde as pessoas que perdiam a guerra se tornava escravos trabalhavam involuntariamente nas construções de monumentos assim como no Egito antigo as pessoas eram escravizadas para s construção de pirâmides, mineração e exploração de pedreiras.
Assim, lembramos que o trabalho escravo é um trabalho forçado que nos dias atuais é crime cometer que fere o direito humanos.


qualquer dúvida estou a disposição
Espero ter ajudado
forte abraço
Perguntas interessantes