1- O que é a consciência?
2- Para Descartes, o que era a consciência?
3- Para Espinosa, o que era a consciência?
4- Para Nietzsche, o que era a consciência?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- A consciência ou consciez é uma qualidade da mente, considerando abranger qualificações tais como subjetividade, autoconsciência, senciência, sapiência, e a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente. É um assunto muito pesquisado na filosofia da mente, na psicologia, neurologia e ciência cognitiva.
2- A consciência é a essência do ser humano e fonte de conhecimento e de verdade. De acordo com Descartes, e o seu princípio "penso, logo existo", a consciência surge como fundamento e modelo de todo o conhecimento. Através dela sabe-se que se existe e que se é, ou seja, uma coisa pensante, uma alma separada do corpo.
3-Mente e corpo são um só: modificações de uma mesma substância que se mostra ora como mental, ora como material. A filosofia de Espinosa pode ser definida como um monismo irrestrito. ... A mente consciente também é conatus, apenas uma ferramenta do ser para preservar-se.
4-
Para Nietzsche a consciência é de natureza biológica, sendo a consciência uma espécie de órgão adaptador, recente na história do homem. Para o filósofo, a consciência exerce papel secundário e não é o núcleo do ser humano, tendo seu papel subordinado ao laço dos instintos.