1) O que é a caverna segundo Platão?
2) O que são as sombras segundo Platão?
3) Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da caverna?
4) O que representa a luz exterior do sol?
5) Como o filósofo deseja libertar os outros prisioneiros?
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Explicação:
1=Interpretação do Mito da Caverna
Para Platão, a caverna simbolizava o mundo onde todos os seres humanos vivem. As sombras projetadas em seu interior representam a falsidade dos sentidos, enquanto as correntes significam os preconceitos e a opinião que aprisionam os seres humanos à ignorância e ao senso comum.
2=Segundo Platão, as pessoas estão acorrentadas em uma caverna desde a infância, e com isso elas apenas enxergam a parede do fundo, na qual são projetadas sombras, e que eles pensam ser a realidade. ... Ou seja, estamos pressos a uma realidade falsa.
3=No mito da caverna, o prisioneiro que se liberta e contempla a realidade fora da caverna, devendo voltar à caverna para libertar seus companheiros, representa o filósofo que, na concepção platônica, conhecedor do Bem e da Verdade, é o mais apto a governar a cidade.
4=O que é a luz exterior do sol? R: A luz do sol é o saber. É o conhecimento impactando num primeiro momento. É quando o homem aceita adquirir o saber, ficando abismado com a realidade e só acostuma com a prática na busca do conhecimento daí familiariza-se com o aprendizado em querer o saber.
5=O filósofo é libertado pelo conhecimento. Depois, ele utiliza o conhecimento para ensinar os demais a desenvolver razão e sair daquele mundo sensível (caverna).
ESPERO TER AJUDADO BONS ESTUDOS VC PODERIA COLOCAR COMO MELHOR RESPOSTA POR FAVOR
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás