Geografia, perguntado por alexandroozeias2004, 9 meses atrás

1) O que diferencia uma fonte energética renovável de uma não renovável?



2) Qual é a principal fonte energética do mundo atualmente?



3) Quais os problemas relacionados à implantação de uma usina hidroelétrica?



4) Por que vários países, inclusive o Brasil, ainda usam energia termelétrica apesar de essas usinas serem muito poluidoras?



5) Sobre a energia nuclear responda:



a) Quais são os seus riscos?

b) Quais são as suas vantagens?

c) Cite dois acidentes nucleares que ficaram marcados na história da humanidade.



6) Por que o Brasil tem muito potencial para produzir energia solar e eólica?



7) Por que os polos de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológicos chamados de tecnopolos são importantes para os países?

Soluções para a tarefa

Respondido por elizasidahia
0

1- A diferença entre as fontes de energia renováveis e não renováveis é que as renováveis utilizam recursos que não se esgotam ou se regeram na natureza. Já as fontes de energia não renováveis utilizam recursos que se esgotam na natureza e, por isso, podem gerar diversos problemas para o meio ambiente.

2-A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas.

3-Os principais problemas sociais gerados pela construção das hidrelétricas são:

Deslocamento de populações em escalas variáveis conforme a topologia;

Inundação de áreas agricultáveis ou utilizáveis para pecuária ou reflorestamento;

4-

5-

A)as desvantagens da energia nuclear: o lixo nuclear radioativo deve ser armazenado em locais seguros e isolados; ... há o risco de acidentes nucleares; problemas ambientais, devido ao aquecimento de ecossistemas aquáticos pela água de resfriamento dos reatores.

B)Vantagens da energia nuclear:

Não libera gases estufa;

Exigência de pequena área para construção da usina;

Grande disponibilidade do combustível;

Pequeno risco no transporte do combustível;

Pequena quantidade de resíduos;

Independência de fatores climáticos (ventos; chuvas)

C) Maiores acidentes nucleares da história

Chernobyl (1986)

Three Mile Island (1979)

Kyshtym (Ozyorsk - 1957)

Césio – 137 (1987)

Tokaimura (1999)

Yucca Flat (1970)

Bohunice (1977)

Fukushima (2011)

6- O Brasil é um país cuja produção de eletricidade baseou-se, historicamente, na dependência de duas principais matrizes: a hidrelétrica, predominante e prioritária, e a termoelétrica, cuja maioria das usinas opera somente em tempos de baixa da primeira matriz citada. Por esse motivo, a expansão da energia eólica no Brasil surge a partir da necessidade de diversificação das fontes energéticas do país para que este fique menos suscetível a crises no setor e também gere menos impactos ao meio ambiente.

Embora a produção de energia a partir dos ventos ainda seja pouco representativa no território brasileiro, é perceptível a evolução do setor no país ao longo dos últimos anos. Em 2014, segundo dados do Governo Federal, o Brasil ultrapassou a Alemanha no que se refere à expansão da energia eólica, atingindo o segundo lugar mundial, atrás apenas da China, que é o país que mais investe em fontes energéticas no mundo em razão de sua alta demanda.

7- Um parque de ciência e tecnologia, por vezes designado como parque de ciência, parque de tecnologia ou tecnopolo, é um centro tecnológico que reúne, num mesmo lugar, diversas atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em áreas de alta tecnologia, como institutos, centros de pesquisa, empresas e universidades, o que facilita os contatos pessoais e institucionais entre esses meios, produzindo uma economia de aglomeração ou de concentração espacial do desenvolvimento tecnológico. O efeito de sinergia facilita o desenvolvimento de inovações técnicas, novos processos e novas ideias. Os tecnopolos, geralmente, concentram grande quantidade de mão de obra altamente qualificada, como pesquisadores e professores universitários, geralmente com pós-graduação de alto nível (doutorado ou pós-doutorado), assim como mercado consumidor.

Perguntas interessantes