Filosofia, perguntado por kakainter2890pa800t, 1 ano atrás

1) O que diferencia o imperativo categórico das regras de ouro, das religiões e dos códigos penais?

2) Qual o contrário de autonomia e seu significado?​

Soluções para a tarefa

Respondido por eliseutiago78
1

Resposta:

1)Imperativo categórico se refere a uma conduta que deve ser seguida por que é certa por si mesma,é "autovalente". Diferente das religiões nas quais as pessoas agem de determinada forma para agradar uma entidade superior ou dos demais citados que devem ser obedecidos para alcançar algum tipo de finalidade.

2)O oposto de Autonomia é Heteronomia, que significa a aceitação sem reflexão das regras impostas por outrem.

Respondido por dantealves
2

Explicação:

a)o imperativo categórico é uma ideia criado pelo filósofo Kant, em que, um ser dotado de bom senso, deve desejar ser ético, devendo seguir está premissa como se fosse uma ordem, e deve fazê-lo como um imperativo categórico, ou seja, deve seguir a lei moral como um imperativo categorico.

Imperativo categorico: é o dever de toda a pessoa de agir conforme os princípios que ela quer que todos os seres humanos sigam, que ela quer que seja uma lei da natureza humana, ou seja, "não devemos fazer aos outros aquilo que não queremos que fasam conosco". logo, o imperativo categórico não tem diferença com a regra de ouro e código penal, pós essa mentalidade que abordei do imperativo servem como bases para crianção desses dois(regra de ouro e código penal).

Porém, existe diferença entre o imperativo e a religião, já que a religião considera suas ideias, práticas e crenças como sendo verdadeiras, o que vai contra a ideia do imperativo categorico, que consiste em um "IMPERATIVO"(DAR UMA ORDEM) E NO "CATEGÓRICO"(QUE VALE PARA TODOS, EM TODAS AS SITUAÇÕES).

B)A autonomia é quando você guia suas ações de forma livre. você guia suas ações, portanto você é autônomo. Logo, o contrário disso seria você não guiar as suas ações, mas sim as coisas externas a você te controlarem.

Perguntas interessantes