1- O que causou o "Movimento republicano"?
2- Por que a classe média aderiu ao Movimento Republicano?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) O enfraquecimento de Dom Pedro II e o agravamento do seu estado de saúde deixaram o Segundo Reinado sem um comando, sem uma liderança, o que favoreceu o movimento das tropas do marechal Deodoro da Fonseca, em 15 de novembro de 1889, a decretar o fim do Império e instalar a república no Brasil.
2) Além dos grupos intelectualizados, havia ainda os ricos fazendeiros que eram simpatizantes da República. Não se tratava, todavia, apenas de simpatia pela República: era simpatia pelo poder. São Paulo vinha se tornando a província mais rica do País. O café já era a maior riqueza nacional e, todavia, o Império era dirigido e dominado pela decadente aristocracia rural do açúcar. A oposição ao governo e, por extensão, à Monarquia era natural.
Explicação:
1) A Questão Militar foi o atrito entre Dom Pedro II e os militares. Aproveitando a força da vitória na Guerra do Paraguai, os militares quiseram participar efetivamente da política brasileira, mas Dom Pedro II, utilizando o Poder Moderador, impediu essa participação.
A união entre Império e Igreja também foi motivo de atritos entre Dom Pedro II e religiosos católicos. Procurando seguir as normas vindas do Vaticano no final do século XIX de combate à maçonaria, vários bispos proibiram a participação de maçons em qualquer ordem religiosa. Ao mandar prender os bispos que decidiram cumprir à risca tal medida, a questão religiosa provocou o rompimento entre o imperador e o catolicismo.
Outra questão determinante para o fim do Império e a consequente Proclamação da República foi o fim da escravidão em 13 de maio de 1888. A abolição aconteceu sem nenhum pagamento de indenização. Com isso, os fazendeiros romperam com Dom Pedro II e se aproximaram do movimento republicano. Na época, esses fazendeiros foram chamados de “republicanos de última hora”.