História, perguntado por arthur224, 1 ano atrás

1- O que aconteceu no final da primeira guerra mundial?

2-O que foi O neocolonialismo?

Soluções para a tarefa

Respondido por Maicãoo
1
1-Em 1917 ocorreu um fato histórico de extrema importância : a entrada dos Estados Unidos no conflito. Os EUA entraram ao lado da Tríplice Entente, pois havia acordos comerciais a defender, principalmente com Inglaterra e França. Este fato marcou a vitória da Entente, forçando os países da Aliança a assinarem a rendição. Os derrotados tiveram ainda que assinar o Tratado de Versalhes que impunha a estes países fortes restrições e punições. A Alemanha teve seu exército reduzido, sua indústria bélica controlada,  perdeu a região do corredor polonês, teve que devolver à França a região da Alsácia Lorena, além de ter que pagar os prejuízos da guerra dos países vencedores. O Tratado de Versalhes teve repercussões na Alemanha, influenciando o início da Segunda Guerra Mundial.

2-
Neocolonialismo foi o processo de exploração econômica e dominação política estabelecido pelas potências capitalistas emergentes ao longo do século XIX e início do século XX, que culmina com a partilha da África e da Ásia, (colonização da África e da Ásia). A disputa por novos mercados envolve Reino Unido, França e Bélgica, primeiras potências industrializadas; Alemanha e Estados Unidos, que conhecem o apogeu industrial e econômico a partir de 1870; e Itália, Rússia e Japão, que ingressavam na via da industrialização.
Respondido por amysv
0
1- O Tratado de Versalhes, que dizia que a Alemanha era a total culpada pela Primeira Guerra, também dizia que a Alemanha tinha que pagar uma alta indenização para os países da Tríplice Entente. A Alemanha perdeu uma boa parte de seus territórios, incluindo a Alsácia Lorena, na qual a França tinha perdido pra Alemanha na guerra Franco Prussiana, e também perdeu minas de carvão. A criação do corredor polonês, proibição de armamentos e o exército da Alemanha podia ter no máximo cem mil homens
2- Neocolonialismo foi quando países europeus entraram em uma corrida imperialista para conquistar áreas na África e Ásia (Japão e China), eles buscavam por mão de obra, matéria prima e mercado consumidor. Utilizavam como justificativa o Darwinismo Social, que dizia que existiam raças que eram superiores a outras, geneticamente evoluídas, mais civilizadas, e essas raças eram as caucasianas, brancos, e tinham como missão civilizar as outras raças, mongoloides (índios norte americanos e asiáticos) e negroides. 

Perguntas interessantes