1. "O que aconteceu, como muitas vezes acontece nos booms de mercados livres, era que, com os salários ficando para trás, os lucros cresceram desproporcionalmente, e os prósperos obtiveram uma fatia maior do bolo nacional. Mas como a demanda da massa não podia acompanhar a produtividade em rápido crescimento do sistema industrial [...] o resultado foi superprodução e especulação. Isso por sua vez provocou o colapso [do sistema econômico mundial]"(HOBSBAWM, E. A era dos extremos)
O trecho acima se refere à crise econômica ocorrida em 1929. Considerando a avaliação apresentada, faça o que se pede.
a) Caracterize duas medidas tomadas pelo governo americano no combate à crise.
b) Explique como a crise mundial afetou a economia brasileira.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Após vencer as eleições F.D. Roosevelt, com apoio do congresso americano, criou e aprovou uma série de leis que foram nomeadas de New Deal ("Novo Acordo"). Estas leis forneceriam ajuda social às famílias e pessoas que necessitassem, forneceriam empregos através de parcerias entre o governo, empresas e os consumidores. Diversas agências governamentais foram criadas para administrar os programas de ajuda social. A mais importante delas foi a Federal Agency Relief Administration, criada em 1933, que seria responsável pelo fornecimento de fundos aos governos estatais, para que estes empregassem tais fundos em programas de ajuda social. Outros órgãos governamentais similares foram criados com o intuito de administrar e/ou empregar trabalhadores na construção de obras públicas. Outros órgãos foram criados com o intuito de organizar programas de recuperação, como a Agricultural Adjustment Administration, com o intuito de regular a produção de produtos agropecuários em uma dada fazenda. Outro órgão similar, o National Recovery Administration, criada em 1933, passou a reforçar leis antimonopólio, estabeleceu salários mínimos e limites na carga horária de trabalho.
b)Um dos aspectos mais relevantes da crise foi a queda dos preços agrícolas. Para países como o Brasil, cuja pauta de exportações nesse momento era dominada pela produção de café, a baixa nos preços e a perda de liquidez do mercado internacional atingiu profundamente a estrutura econômica do país.
espero que tenha ajudado!
Explicação:
Sobre a Crise de 1929:
1. Entre medidas tomadas pelo governo americano no combate à crise de 1929, por meio do New Deal, estão:
- investimento governamental maciço em obras públicas;
- controle dos bancos e instituições financeiras.
2. No Brasil, a área mais afetada pela crise de 1929 foi a cafeicultura — principal exportação do país — respondendo por cerca de 70% do comércio global de café e o principal consumidor deste produto eram os Estados Unidos, onde a crise iniciou.
Crise de 1929
Também chamada de Grande Depressão, foi a pior crise financeira da história dos EUA, começando em 1929 e terminando com a Segunda Guerra Mundial. É considerado o pior e mais longo período de recessão econômica no sistema capitalista do século XX.
A depressão econômica desse período resultou em alto desemprego e altas quedas no produto interno bruto dos países. Ocorreu também quedas acentuadas na produção industrial, preços das ações e quase todos os indicadores de atividade econômica em boa parte do mundo.
A intervenção estatal tanto antes como depois da Grande Depressão fez com que esta crise perdurasse por aproximadamente 15 anos, pois inicialmente o Estado fez injeções monetárias especulativas (através de empréstimos) e, posteriormente, utilizou políticas desenvolvimentistas (aumentando os gastos estatais), além de elevar os impostos sobre pessoa física, aumentar com a maior marca histórica as taxas de importação e controlar preços e salários.
Para mais informações sobre liberalismo econômico, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/8242815
#SPJ2