História, perguntado por marialuizaclemente, 11 meses atrás

1_O que aconteceu ao território do império romana a partir do século III ?Como os reis e seus guerreiros passaram a se organizar ?

2_Quais atividades eram exercidas pelos pades ? Como eles eram vistos pela sociedade ?

3_Quem era o senhorio?Quais atividades eram exercidas em seus domínios ?

4_De que forma funcionavam os vínculos de lealdade entre os nobres ? Vínculos esses eram conhecidos como relação de suserania e vassalagem"

Soluções para a tarefa

Respondido por daniel83847656018956
0

O feudalismo foi o modelo sócio-político que caracterizou a maior parte da sociedade ocidental durante a Idade Média (séculos V ao XV). Sua principal característica é o regime de servidão: uma relação social de produção na qual ocorre dependência e exploração entre um indivíduo considerado o senhor e outro, considerado seu servo. Nesse sistema, o servo trabalhava nas terras do senhor e este, em troca, lhe promete proteção e lhe permite uma pequena parcela de terra para cultivo próprio.

Características do Feudalismo

Descentralização política - Apesar de terem se formado diversos reinos – alguns com grandes extensões de terras – boa parte do poder era exercido pelos muitos senhores feudais. Cada um desses senhores detinha sob seu controle um pequeno senhorio ou feudo (como eram chamados os domínios do senhor).

Para todos os efeitos, o rei costumava ser o principal senhor feudal do Reino, ao qual todos os senhores feudais prestavam vassalagem (ver abaixo).

A Baixa Idade Média (XI-XV) e o aumento populacional - Após o fim das invasões bárbaras da Alta Idade Média, por volta do século IX, a população da Europa voltou a crescer, levando em seguida à expansão do comércio e ao ressurgimento das cidades. Por outro lado, o crescimento populacional agravou outro grande problema: como aumentar a produção de alimentos para atender as necessidades da população se a Europa já vivia uma crise de abastecimento?

Surgimento das feiras e burgos - Com o aumento do comércio, surgiram as feiras (lugar onde se vendia o excedente de produção dos senhorios), que logo cresceram e deixaram de ser temporárias para serem permanentes. Em seguida, os locais das feiras deram origem as cidades ou burgos, onde comerciantes e artesãos se estabeleceram comprando as terras dos senhores e formando burgos livres da autoridade senhorial. Obtinham permissão real e pagavam tributos diretamente ao rei, sendo portanto livres de constrangimentos de senhores feudais. Para lá começariam a fugir muitos servos, reforçando a produção urbana.

A burguesia - A produção artesanal nas cidades se organizava através das corporações de ofício (uniões hierarquizadas de artesãos) que fabricavam um mesmo produto. Os chefes dessas corporações, chamados mestres de ofício, e os comerciantes eram os principais representantes da nova classe social que estava surgindo, a burguesia.

Perguntas interessantes