Português, perguntado por isabelasouza3292, 10 meses atrás

1. O que acontece nas conversas que provocam a impaciência de quem atende o telefone?

2. Quais são as dicas dadas no texto para chatear quem atende o telefone?

3. Quando a situação descrita deixa de chatear e passa a encher quem atende, segundo o narrador?

4. A situação descreve um trote por telefone. Explique com suas palavras o que é um trote.

5. . Releia este trecho.

O outro desta vez esquece a presença da datilógrafa e diz coisas impublicáveis.

– Por que as coisas ditas por quem recebe o trote são impublicáveis?

6. Onde não poderiam ser publicadas?

7. O que a pessoa que recebia o trote estava sentindo naquele momento?

8. No início da conversa pelo telefone as repostas de quem atende são educadas. No decorrer das ligações essa relação se mantém ou se modifica? Por quê?

9. Cite um dos recursos que aparecem nessa crônica para provocar humor.

Produção textual

1. Escolha uma situação do

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
832

Vamos as respostas:


1 - O que provoca toda essa impaciência é o fato de que tem um mesmo número ligando diversas vezes a procura do Valdemar, que a pessoa que atende já explicou que ele não trabalha no local varias vezes.

2 - As dicas seriam a pessoa ligar constantemente num intervalo de poucos minutos fazendo a mesma pergunta.

3 - Quando o Valdemar que é tão procurado acaba ligando para saber se foi deixado algum recado para ele, sendo que o mesmo nem trabalha no local.

4 - Trote é considerado uma brincadeira, de muito mau gosto. Onde uma pessoa liga para um numero aleatório para fazer que atende de bobo.

5 - Porque de tanta raiva que ele deve ter ficado, muito provavelmente ele começou a xingar.

6 - Como ele trabalho com datilografia essa palavras não poderiam ser colocados no jornal e/ou revista.

7 - A pessoa que recebia trote estava se sentido com raiva e enganado.

8 - Essa relação se modifica. Pelo fato de que é o mesmo número que está ligando, sendo que ele já explicou que não tinha nenhum Valdemar no local.

9 - A cronica é do tipo narrativa, onde normalmente ela é maior que uma piada, mas é um pouco menor que uma cronica comum e possuía a presença de um humor humor anedótico.


Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Respondido por torres320
6

1. O que provoca a impaciência de quem atende o telefone é o fato de a mesma pessoa ligar diversas vezes para o mesmo número, procurando por uma pessoa que a dona da linha não conhece.

Essa situação incomodou muito quem estava recebendo as ligações, que, na verdade, consistiam em trotes, ou seja, telefonemas intencionalmente feitos para um número incorreto.

Você não indicou, mas as questões são baseadas no texto "Chatear e encher", um texto narrativo, caracterizado como uma crônica, de autoria de Paulo Mendes Campos.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/4461173

2. De acordo com o texto lido, para chatear determinado escritório da cidade, pode-se utilizar a estratégia de ligar diversas vezes para o mesmo número falando sobre o mesmo assunto, que seria perguntar você poderia falar com alguém que não trabalha no estabelecimento.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/839133

3. Segundo o narrador, encher é pior que chatear. Para isso, basta que se passe pelo Valdemar e pergunte se alguém ligou para ele.

Essa afirmação apenas faz sentido, se considerarmos o contexto da crônica. Inicialmente, para o narrador, chatear envolve passar um trote para qualquer escritório da cidade , perguntando se poderia falar com o Valdemar. Nesse caso, não trabalha nenhum Valdemar no escritório e isso causaria chateação a quem atender esse telefone

Por outro lado, encher seria algo muito pior, visto pois a pessoa deveria se passar pelo Valdemar e perguntar se alguém ligou para ele. Só que, na verdade, Valdemar nem existe . Isso seria então o cúmulo, o que caracterizaria o "encher" para o narrador.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/47594973

4. Trote pode ser caracterizado como uma ligação feita para uma pessoa ou determinado estabelecimento comercial ou repartição pública, com objetivo de importunar quem está atendendo. Na verdade, não se deseja conversar com a pessoa ou saber determinada informação. O único objetivo é chateá-la.

Isso, muitas vezes, é considerado por quem pratica uma brincadeira engraçada . Na realidade, passar trote trata-se de uma brincadeira muito de mau gosto e deve ser evitada . Em alguns contextos, pode até mesmo ser considerado um ato criminoso. Então, é necessário ter muito cuidado com isso

Link: https://brainly.com.br/tarefa/21488605

5. Pode-se afirmar que as palavras ditas por quem recebe o trote são impublicáveis, visto que são palavras que não devem ser ditas em contextos mais formais. Provavelmente se tratam de palavra de vocábulos inadequados, extremamente informais ou de mau gosto, como palavrões ou palavras de baixo calão, por exemplo.

Chamamos de palavras de baixo calão os vocábulos obscenos, pouco adequados a contextos mais formais ou escritos, como expressões impróprias ou ofensivas. Essas palavras são impublicáveis, pois não são passíveis de serem publicadas devido ao teor.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/18969901

6. As palavras não poderiam ser publicadas no jornal ou na revista em que o cronista escrevia.

Crônicas são um gênero textual de predominância narrativa que costumam tratar de assuntos comuns no cotidiano do cronista e são publicados em diversos suportes.

https://brainly.com.br/tarefa/38943282

7. Quem estava recebendo a ligação, caracterizada como um trote, estava muito chateado e, provavelmente com muita raiva, incomodado e sem compreender a situação. Isso ocorreu devido à brincadeira de mau gosto, realizada com o objetivo de chatear e encher o receptor do telefonema.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/39138318

8. O tom do atendente se modifica com o andamento da conversa, visto que ele percebe a intenção de quem está ligando. A perda da paciência vai ocorrendo aos poucos, o que é esperado, devido à percepção de que as ligações se tratavam de uma brincadeira de mau gosto.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/5030455

9. Para provocar humor é utilizada a quebra de expectativa. Isso significa que ocorre algo diferente do que o leitor espera.

Quando o narrador explica o que é encher, ele coloca a fala do Valdemar ligando, sendo que ele não existe e é a base do estresse provocado pela situação. Isso é inesperado e provoca humor.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/22268466

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes