1) o que acontece com uma onda quando incide num obstáculo ?
2) o que ocorre com a energia dessa onda ?
3) o que é um corpo negro ?
4) o que acontece com as ondas numa corda quando atingem uma extremidade fixa ?
5) e quando atingem uma extremidade móvel ?
6) o que acontece com o som, ao incidir num obstáculo rígido ?
7) o que acontece com o som, ao incidir num obstáculo macio ?
8) o que é o "eco" ?
9) o que é o sonar ?
10) o que é o radar ?
11) o que é interferência de ondas ?
12) o que é interferência construtiva ?
13) o que é interferência destrutiva ?
Alguém por favor me ajuda
Soluções para a tarefa
1-Quando uma onda sonora propaga-se e encontra um obstáculo, como uma parede, incide sobre a barreira e retorna para o meio no qual estava propagando-se. Desse acontecimento, originam-se dois outros, os quais são chamados de eco e reverberação.
2-A energia de uma onda eletromagnética está distribuída entre os campos elétrico e magnético. Ao se propagar, a energia da onda oscila entre a energia do campo elétrico e a energia do campo magnético.
3-O corpo negro absorve toda radiação que nele incide, isto é, sua absorvidade é igual a 1 (a = 1) e sua refletividade é nula (r = 0), decorrendo deste último fato seu nome (negro). O corpo negro não tem cor à reflexão mas pode ter cor à emissão.
4-Se uma onda, propagando-se ao longo de uma corda, incide sobre uma de suas extremidades, ela será refletida. Quando o pulso chega a um extremo fixo, impossibilitado de oscilar, observa-se que o pulso refletido tem orientação oposta à do pulso incidente: dizemos que o pulso refletiu com inversão de fase.
5-Quando a onda (pulso) atinge a parede (P) ela é refletida com o pulso invertido, ocorrendo então o que chamamos de inversão de fase. ... Para uma corda presa em uma extremidade móvel há reflexão sem inversão de fase.
6-A Reflexão do Som ocorre quando uma onda sonora propaga-se e encontra um obstáculo, incide sobre a barreira e retorna para o meio no qual estava se propagando. ... Se o som refletido retornar à fonte em um intervalo menor que 0,1 segundos, acontece o fenômeno da reverberação.
7-Isso ocorre porque o som, ao se propagar, acaba encontrando um obstáculo. Ao incidir nesse obstáculo, o som sofre uma reflexão e volta para a fonte, que nesse caso é a pessoa que bateu palmas.
8-No âmbito da acústica e de processamento de sinal de áudio, um eco é uma reflexão de som que chega ao ouvinte pouco tempo depois do som direto. Exemplo típico é o eco produzido no fundo de uma escadaria, por um edifício, ou em uma sala, pelas paredes. Um eco verdadeiro é uma única reflexão da fonte de som.
9-O sonar é um equipamento que funciona a partir da emissão de ondas sonoras e é utilizado para a detecção e localização de objetos no fundo dos oceanos. Sonares são instrumentos geralmente utilizados por navios para detecção e localização de objetos no fundo do mar.
10-O Radar (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros) é um dos documentos mais importantes. Exigido pela Receita Federal para empresas que trabalham no ramo de comércio exterior ele é um sistema de controle criado pelo governo para evitar fraudes à legislação fiscal.
11-Interferência é um fenômeno descrito pelo cientista inglês Thomas Young, sendo que este fenômeno representa a superposição de duas ou mais ondas num mesmo ponto. Esta superposição pode ter um caráter de aniquilação, quando as fases não são as mesmas ou pode ter um caráter de reforço quando as fases combinam.
12-Interferência construtiva: Ocorre quando as duas ondas que se superpõem têm a mesma fase e uma “reforça” a outra, tendo como resultado uma onda maior que as que lhe deram origem.
13-Interferência destrutiva – ocorre quando as ondas não têm a mesma fase e possui caráter de aniquilação.