1) O que acontece com o átomo que ganha
elétrons?
perde elétrons?
Soluções para a tarefa
no ababa
sim abc néOs cientistas dispõem, nos dias de hoje, de grande arsenal de equipamentos avançados para observar, com minuciosos detalhes, a propriedade dos átomos. Há 150 anos, porém, os cientistas imaginavam os átomos como pequeninas esferas indestrutíveis, imutáveis e indivisíveis. Desse modo, informações foram sendo acumuladas, e algumas experiências importantes levaram à elaboração do modelo atômico atual.
Considere a evolução dos modelos atômicos e julgue cada uma das afirmações em verdadeiras ou falsas.
( ) Segundo o modelo de Thomson, o átomo deveria ser formado por uma esfera de carga elétrica positiva, possuindo elétrons incrustados em sua superfície.
( ) A partir da experiência de dispersão das partículas alfa, Rutherford propôs seu modelo atômico, que ficou também conhecido como "modelo planetário", uma vez que nele o átomo se assemelha ao Sistema Solar, com os elétrons girando em torno do núcleo, como os planetas ao redor do Sol.
( ) O modelo de Dalton aborda a matéria como sendo formada por átomos representados por esferas rígidas e indestrutíveis.
( ) De acordo com o modelo de Bohr, a luz, vista durante o teste de chama, é emitida pelos elétrons, quando são promovidos a níveis de menor energia.
Resposta:
Se o átomo perder elétrons, ele fica com carga positiva e é chamado de cátion.
se o átomo ganha elétrons, ele fica com carga negativa e é chamado de ânion.
Explicação:
Isso acontece porque quando o átomo está no estado fundamental, ele é eletricamente neutro, uma vez que a quantidade de prótons (cargas positivas) é exatamente igual à quantidade de elétrons (cargas negativas).
espero ter ajudado!