1- O que a vida social nos impõe para convivermos em sociedade?
2- Qual é a força dos padrões sociais na organização da sociedade?
3- O que é coesão social para as ciências sociais e para a sociologia?
4- Por que a relação entre o indivíduo e a sociedade é um tema fundamental de estudo para a sociologia?
5- Qual é a importância do entendimento sobre o determinismo social para a compreensão da sociedade?
6- Como a sociedade pode ser externa aos indivíduos?
7- Como foi desenvolvidoo conceito de estrutura social?
8- O que é padrão social e como influência na nossa vida social?
9- O que é estrutura social?
10- Quais são os três matrizes de respostas elaboradas pela sociologia para responder as questões referentes a relação indivíduo e sociedade?
Soluções para a tarefa
1 - A vida social no impões direitos e deveres para que possamos conviver em sociedade.
Por vivermos em uma sociedade, é importante que o pleno equilíbrio seja mantido, e, ele só ocorre quando existem uma série de leis, normas e regras para a convivência entre os indivíduos.
Para ser mais exato, é importante que também existam alguns instrumentos para a formação, sendo a escola um dos principais pois ela introduz o indivíduo no processo de socialização e o forma para viver em sociedade, trabalhando dignamente em meio as regras comuns a todos os indivíduos.
2 - Os padrões sociais acabam definindo quem pode ou não fazer parte de determinado grupo.
Assim, a sociedade acaba se organizando em grupos de pessoas com gostos e características em comum, que tenham objetivos parecidos e gostam de fazer as mesmas coisas e até se vestirem de maneira parecida.
3 - Coesão social é um conceito sociológico relacionado com um modelo de estado no qual os indivíduos se mantê unidos e integrados em um grupo social. Resumindo: é o estado de integração coesa de determinado grupo social.
Para que esse estado exista é necessário que cada um dos componentes estejam motivados pelas coerções sociais, pela reciprocidade, pela consciência coletiva, pela solidariedade e carências ontológicas.
4 - A sociologia está sempre estudando a relação entre indivíduo e sociedade, pois todas as relações sociais se conectam e formam um todo social: a sociedade. Todos os indivíduos acabam impactando na sociedade como um todo, e essa influência precisa ser estudada e compreendida.
5 - O determinismo é um fenômeno que que aprecia o comportamento humano. Ele ajuda a compreender a sociedade humana, uma vez que vê o indivíduo como fruto do meio em que nasceu. A teoria diz que o indivíduo é o produto do meio: se nasce na favela será favelado, se nasce no meio do crime será criminosos; e dificilmente alguma coisa acontecerá para tirá-lo desse meio prejudicial. Entende que é possível regredir, mas progredir não.
6 - A sociedade pode ser externa aos indivíduos aceitando-os, sem impor padrões.
A consciência coletiva é responsável pela formação dos valores morais e acaba exercendo certa pressão externa aos indivíduos, quando eles têm que fazer escolhas. O ser social é composto pela consciência individual mais a consciência coletiva.
Ao nascer, o indivíduo já encontra uma sociedade organizada (com leis, padrões, sistema financeiro, etc.), ele precisa então se acostumar e aprender a conviver nesse meio.
7 - O conceito de estrutura social se desenvolveu a partir de uma representação social cultural das sociedades, e foi se aperfeiçoando ao longo das gerações.
Há anos já se viam estruturas sociais, ainda que não recebessem esse nome: famílias, clãs, gangues, tribos, proletariado, burguesia etc.
8 - Padrão Social representa um conjunto de aprendizado que é dado como correto.
Exemplo: quando o indivíduo nasce e aprende novos conceitos e ações em âmbito familiar, dizemos que ele foi treinado conforme o padrão social de sua família.
O padrão influência a vida social, pois as pessoas tendem a segui-lo para serem aceitas em determinado grupo.
9 - Estrutura Social é uma forma organização da sociedade resultante da inter-relação e do status social entre seus componentes.
A estrutura social, portanto, se refere à colocação e ao posicionamento dos indivíduos e dos grupos dentro de determinado sistema, decorre da constatação de que os indivíduos, assim como os grupos, de uma sociedade se unem por um sistema de relações de de direitos e deveres.
10 - As três matrizes:
Matriz da racionalização;
Matriz da diferenciação social;
Matriz da condição moderna;
É válido ressaltar que a racionalização está ligada a modernidade, se forjando como um processo progressivo de idealização. O processo de racionalização é o que conduz a humanidade e parte da diferenciação social.
Bons estudos!