1- O que a fermentação difere da respiração aeróbica?
2- 0que ea fotossintese e qual a importäncia para os seres que realizam esse processo?
3- o que é clorofila?
4- "Apos a fecundação, forma-se uma célula chamada, zigoto ou ovo.".
A frase acima se refere a forção do zigoto, com base nisso, responda:
O que é a fecundação?
5- 0 tecido conjuntivo se subdivide em alguns tipos que vão atuar em partes especificas do copo. Quais são esses tipos de tecidos
conjuntivos e onde eles atuam no corpo?
6-Como a imagem se forma no sentido da visão?
7-Ainda no sentido da visão, responda o que são as células chamadas de cones e bastonetes, e diga quais são suas funções
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)
A fermentação é um processo que consiste na respiracao anaerobica, ou seja, não há a necessidade da presença de oxigênio para produzir ATP, mesmo que ao final a quantidade seja bem menor se comparado a respiração aeróbica.
Já a respiracao aeróbica, precisa da presença de oxigênio para ser realizada, por consequência, a quantidade de ATP produzida, é bem maior do que a fermentação.
2)
fotossíntese é um processo realizado por organismos produtores e consiste na transformação da energia solar em energia quimica.
Os seres fotossintetizantes convertem moléculas simples, como o CO2, em moléculas orgânicas, com liberação de O2. Assim a fotossíntese promove a"retirada do carbono” da atmosfera, enquanto que, durante a respiração da maioria dos organismos, ocorre o consumo e oxigênio e liberação de gás carbônico. É justamente esse ciclo e equilíbrio de retirada e liberação de carbono na atmosfera que favoreceu e favorece a existência de um ambiente propício à vida no Planeta.
3)
A clorofila é um pigmento fotoreceptor responsável pela captação da luz solar garantindo que os organismos fotossintetizantes consigam produzir se alimento através da fotossíntese. No geral, ela absorve luz nos comprimentos violeta, vermelho e azul, refletindo o comprimento de onda verde, isso explica porque da sua coloração esverdeada.
4)
É uma das etapas da reprodução sexuada, nas quais as celulas sexuais ou gametas (ex: espermatozoide e ovulo) se unem originando um zigoto ou célula ovo. Este último passa por diversas divisões celulares até a formação de um embrião, dando origem a um novo "ser".
5)
Os tecidos conjutivos podem ser classificados de acordo com a composição celular e matriz extracelular.
São divididos em:
Tecido conjutivo propriamente dito e tecido conjuntivo especial
tecido conjutivo propriamente dito:
dividido em tecido conjuntivo frouxo que como o nome ja diz, as suas fibras sao dipostas frouxamente e no geral fazem a ligação do epitélio aos tecidos adjacentes preenchendo espaços entre os tecidos e os órgãos.
Já o tecido conjuntivo denso, este aprensenta uma maior quantidade de fibraso que o torna menos flexível, entretanto se apresenta de forma mais ordenada. Uma de suas funções é dar sustentação e resistência a trações motoras.
tecido conjuntivo especial:
É dividido em:
tecido adiposo, constituida por celular adiposas que armazenam gordura, entre suas funções estão o isolamento térmico, absorção de impacto e armazenamento de energia.
tecido cartilaginoso, constituida por condrocitos e condroblastos, este tecido é muito presente em embriões que depois é substituida por tecido ósseo, permanecendo apenas em algumas regioesdo corpo, como os discos intervertebrais.
tecido ósseo, constituído por células denominadas de osteoblastos, osteócitos e osteoclastos. Possui rigidez e dureza. Dentre suas funções, podemos citar a sustentação, protecão dos órgãos (principamente os vitais) e movimento do corpo.
tecido sanguíneo, constituído pelas células sanguíneas, como os eritrócitos (hemácias ou glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e fragmentos celulares, denominados de plaquetas. Esta presente em todo corpo e dentre suas funções podemos destacar transporte de gases e nutrientes, além de atuar na defesa do organismo.
6)
Os raios luminosos provenientes dos objetos entram no globo ocular atravessando as estruturas oculares. O cristalino faz os raios luminosos convergirem para a retina, onde se forma uma imagem invertida, esta que posteriormente é transmitida ao cérebro, pelo nervo óptico, após alguns processos, essa imagem é endireitada, ficando na posição correta, assim, enxergando-a nitidamente.
7)
Bastonetes e cones, são dois tipos celulares encontrados na retina. Os bastonetes cuidam da visão em condições com pouca luz, e os cones são os responsáveis pela visão de cores e detalhes
Quando a luz entra em contato com os bastonetes e os cones, ocorre uma série de reações químicas, formando um composto chamado de rodopsina, responsável pela conversão da luz em impulsos elétricos no nervo ótico.
agora sim, completo.
bons estudos e boa sorte!