1)
O processo de formação da identidade é bastante complexo, esse é um dos temas que a antropologia contemporânea tem se debruçado na análise social, o que permite compreender muitas relações que não são aparentes e que ajudam a pensar a maneira como nossas sociedades estão organizadas. Considere as afirmações abaixo sobre o tema:
I- A identidade dos indivíduos forma-se na infância, ao longo dos primeiros anos de vida e da educação que a criança recebe. Neste sentido, o indivíduo forma sua identidade de acordo com o contexto social que está inserido na infância.
II - A identidade forma-se a partir de uma representação, tanto pela maneira de como os indivíduos são vistos pelos outros como pela maneira como veem a si mesmos, está relacionado tanto a tradição cultural quanto a uma invenção social.
III- A identidade forma-se a partir do sentimento de pertencimento a um grupo social, num processo de diferenciação e exclusão do diferente. O processo de formação da identidade está relacionado à formação do sujeito.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Estão corretas somente as afirmações I e II
b)
Estão corretas somente as afirmações II e III
c)
Estão corretas somente as afirmações I e III
d)
Está correta somente a afirmação I
e)
Está correta somente a afirmação III
2)
Veja o artigo abaixo:
"Art. 58. No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade de criação e o acesso à fontes de cultura."
A citação acima é um artigo:
Alternativas:
a)
Do estatuto da criança e do adolescente
b)
Do sistema de cotas para alunos de escolas públicas
c)
Da lei 10639/03 que trata da obrigatoriedade do conteúdo programático relacionado à cultura afro-brasileira e africana
d)
Lei n. 11.645/07 que também aborda a obrigatoriedade no ensino da temática indígena brasileira
e)
Lei 8.313/91 que instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura
3)
Leia o texto abaixo:
"A desigualdade significa não só a diferença existente entre pessoas ou coisas que compõem o universo, mas também a diferença no tratamento e no respeito para com o outro, que, nesse caso, estamos nos referindo à desigualdade humana que, na maioria das vezes, está caracterizada pelo preconceito, pelos diversos tipos de violências e pelas suas relações conflitantes dentro do contexto social." ((Barbosa, Ana Clarisse Alencar; FRANÇA, Cyntia Simioni; SILVA, Fábio Luiz da. Educação e diversidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2014, p.10.)
A distinção entre o conceito de desigualdade e o conceito de diferença é que:
Alternativas:
a)
O primeiro é um fenômeno social que promove uma hierarquização entre indivíduos e/ou grupos não permitindo um tratamento igualitário; o segundo trata do reconhecimento de que indivíduos ou grupos possuem variadas formas de distinção ou semelhança (sexo, cor, idade, nacionalidade etc.)
b)
O primeiro é um fenômeno natural que promove uma hierarquização entre indivíduos e/ou grupos não permitindo um tratamento igualitário; o segundo trata-se do reconhecimento de que indivíduos ou grupos possuem variadas formas de distinção ou semelhança (sexo, cor, idade, nacionalidade etc.).
c)
O primeiro é um fenômeno social que promove uma hierarquização entre indivíduos e/ou grupos não permitindo um tratamento igualitário; o segundo trata-se do reconhecimento de que indivíduos ou grupos não possuem variadas formas de distinção ou semelhança (sexo, cor, idade, nacionalidade etc.)
d)
O primeiro é um fenômeno social que promove uma hierarquização entre indivíduos e/ou grupos permitindo, até certo ponto, um tratamento igualitário; o segundo trata-se do reconhecimento de que indivíduos ou grupos possuem variadas formas de distinção ou semelhança (sexo, cor, idade, nacionalidade etc.).
e)
O primeiro é o reconhecimento de que indivíduos ou grupos possuem variadas formas de distinção ou semelhança (sexo, cor, idade, nacionalidade etc.); o segundo é que se trata de um fenômeno social que promove uma hierarquização entre indivíduos e/ou grupos não permitindo um tratamento igualitário
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
a numero 1 é a letra b
a numero 2 é a letra a
numero 3 nao sei
a numero 2 é a letra a
numero 3 nao sei
maripedagogia:
Segue as respostas corretas. Já postei com sucesso. 1B, 2A, 3A, 4D,5C
Perguntas interessantes