1) O processo de divisão do estado de Mato Grosso se caracterizou pela:
a) Uniformidade dos interesses políticos-econômicos entre as classes dominantes do Sul e do Norte;
b) Interesse geopolítico do governo militar comandado por Ernesto Geisel acrescido ao interesse divisionista encabeçado pela elite do Sul;
c) Superioridade econômica por parte da classe dominante do Norte em comparação com a do Sul, onde a primeira incentivou o processo de divisão;
d) Debate democrático entre todos os atores;
Soluções para a tarefa
Resposta:
R- Letra a)
Não tenho certeza mais acho q é isso!
Explicação:
•Resumo
Muito antes de sua afirmação como território independente do gigante Mato Grosso, já nas primeiras décadas do século XX, a ligação com o estado de São Paulo pela antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB) tornou as relações entre o Sul de Mato Grosso com Cuiabá cada vez menos relevantes no contexto da busca do desenvolvimento e dinamização da economia.
A história político-social e econômica remonta, porém, a acontecimentos do fim do século XIX, que deram início às mobilizações e manifestos em favor da divisão do MT, que aconteceria quase um século depois. Quando já era considerado uma causa perdida, o movimento ganhou força com o recrudescimento do regionalismo sul-mato-grossense, mas lideranças políticas à época asseguram que pesou no desmembramento do uno Mato Grosso a visão militarista sobre a geopolítica brasileira.
Para a historiadora Maria Bittar, a conjugação de interesses regionais entrelaçou as condições que possibilitaram a vitória de uma causa considerada perdida. Os interesses da oligarquia agrária sulista, a rivalidade política entre Cuiabá e Campo Grande e a elite da pecuária foram os componentes principais do movimento separatista.
Espero ter ajudado