História, perguntado por caetanab12ovx48g, 11 meses atrás

1.o processo de colonização(exploração) aconteceu de dua formas. A
primeira, extrativista e a segunda, de ocupação propriamente dita,
EXPLIQUE ESSES DOIS PERÍODOS
(1500-1530,1534-1548).

por favorr​

Soluções para a tarefa

Respondido por Desbugador
0

Resposta:

Olá, tudo bem ? Vou explicar passo a passo de forma que fica bem claro. Desculpe pela resposta grande, mas é um assunto com alguns detalhes importantes.

1500 - 1530

Esse é o Período Pré - Colonial, nessa época a Coroa não tinha muito interesse no Brasil, visto que o comércio português nas índias era sua fonte econômica principal e rendia bons lucros. Isso fez com que a Coroa renegasse as terras descobertas aqui, explorando apenas o que era mais fácil de se extrair, nesse caso o Pau-Brasil.

1534 - 1548

Essa fase já é o Período Colonial. Com a chegada de Martin Afonso de Souza em 1530, a mando de D. João III, a colonização começou de fato. Nessa época o comércio com as índias entrou em declínio e, além disso, Portugal corria risco de perder a sua posse da terra descoberta para invasores ( franceses, por exemplo). Isso fez com que Portugal efetivasse a colonização da terra brasileira( eles ocuparam para não perder ). E Martin Afonso foi o encarregado disso, usando como ferramenta para a efetivação desse processo a cana-de-açúcar, que fixava o colono na terra de forma definitiva, visto que foram criados os latifúndios ( grandes fazendas ) para a exploração desse produto. Em 1534, o Brasil foi dividido em capitanias hereditárias para facilitar a ocupação e cada uma delas foi explorada por particulares, que nelas investiam seu próprio dinheiro. Devido ao fracasso das capitanias ( só 2 prosperam, que foram as capitanias de Pernambuco e São Vicente, ambas graças a cana-de-açúcar) devido a falta de ajuda por parte da Coroa, o auto custo de manutenção e demorado retorno dos investimentos, em 1548 foi criado o Governo Geral, que visava a centralização sem abolir as capitanias, e suas função era dar apoio aos donatários ( que comandavam as capitanias ) através de recursos econômicos e políticos.

Perguntas interessantes