1. O processo de avaliação na Educação Infantil não deve ter como objetivo promover ou classificar as crianças, mas considerar a criatividade durante as atividades, as brincadeiras e as interações no dia a dia. Diante deste contexto, como deverá ser feita a avaliação em crianças da Educação Infantil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
avaliação em crianças da Educação Infantil não pode deve ser feita com o intuito de medir os conhecimentos, mas deve servir como ponto de início para as novas descobertas. A avaliação deve servir também para o professor avaliar a sua prática e realizar mudanças para aprimorá-las, se necessário. O professor deve avaliar fazendo acompanhamentos, observações, registrando o desenvolvimento e o progresso dos alunos.
A avaliação não pode ser quantitativa, nem fazer comparações entre os alunos de suas habilidades e suas deficiências.
Ao fazer os registros da criança, deve constar as suas descobertas e aprendizados, seu crescimento e suas dificuldades. O educador tem que ter um olhar atento e reflexivo sobre como a criança se desenvolve, respeitando a sua individualidade, as suas limitações e as suas habilidades. A avaliação deve dar ênfase às qualidades e ao crescimento da criança no decorrer do ano.
Explicação:
resposta esperada da prova