Pedagogia, perguntado por didilaine007, 1 ano atrás

1) "O princípio é conhecido: na periferia uma construção em anel; no centro, uma torre; esta é vazada de largas janelas que se abrem sobre a face interna do anel; a construção periférica é dividida em celas, cada uma atravessando toda a espessura da construção; elas têm duas janelas, uma para o interior, correspondendo às janelas da torre; outra, que dá para o exterior, permite que a luz atravesse a cela de lado a lado" FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. 38 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. No texto acima Foucault está se referindo ao panóptico. Para Michel Foucault a finalidade do panóptico seria: Alternativas: a) Vigiar, manipular e controlar os indivíduos. b) Educar e preparar os indivíduos para o mercado de trabalho. c) Ressocializar os indivíduos através de práticas educativas. d) Formar cidadãos críticos para viverem em sociedade. e) Proporcionar conforto para os indivíduos.
2) Se a história do pensamento pudesse permanecer como o lugar das continuidades ininterruptas, se ela unisse sem cessar encadeamentos que nenhuma análise poderia desfazer sem abstração, se ela tramasse, em torno do que os homens dizem e fazem, obscuras sínteses que se antecipam a ele, o preparam e o conduzem indefinidamente para o seu futuro, - ela seria para a soberania da consciência um abrigo privilegiado. A história contínua é o correlato indispensável à função fundadora do sujeito: a garantia de que tudo que lhe escapou poderá ser-lhe devolvido; a certeza de que o tempo não dispersará nada sem reconstituí-lo em uma unidade recomposta; a promessa de que todas essas coisas mantidas a uma grande distância pela diferença, o sujeito poderá um dia – sob a forma da consciência histórica – delas se apropriar novamente, restaurar seu domínio sobre elas e encontrar o que se pode bem chamar sua morada. Sobre os estudos de Foucault, relativos à história, analise as afirmativas a seguir. I. Apresenta uma noção que é muito cara à condição humana, a “vontade de saber”. Um desafio e um desejo que permeia a vida e que regulou, de certo modo, a historiografia para a construção de um conhecimento que fosse irretocável. II. Na sua arqueologia Foucault problematizou essa concepção e inaugurou um estudo que rompia com a ideia de totalidade, ou grandes estruturas dispostas a pensar a gênese, a história e o devir. III. Foucault, buscou observar o “campo em que se manifestam, se cruzam, se emaranham e se especificam as questões do ser humano, da consciência, da origem e do sujeito”. IV. Na sua arqueologia Foucault, buscou comprovar que a história, assim como os saberes, é universal, universalizante e linear. Agora assinale a alternativa correta Alternativas: a) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas. b) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas. c) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas. d) Somente as afirmativas II e III estão corretas. e) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
3) "Michel Foucault estudou, dentre outros temas, a complexidade daquilo que ele tratou por___________________. Nessa esteira, ele buscou compreender as origens, modos e consequências dos processos de________________, bem como os __________________nos sistemas sociais, o que inclui a Educação." MIORIM, Marina Araújo; ARAUJO Marcele Juliane Frossard de. Sociologia da educação. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018, p. 119. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas. Alternativas: a) reprodução social – socialização dos indivíduos – conhecimentos e saberes. b) modo de produção social – relações de produção – mecanismos de controle. c) sociedade disciplinar - adestramento e vigilância do corpo - saberes, os discursos e as formas de poder. d) sistemas sociais – libertação dos sujeitos – saberes adquiridos. e) solidariedade social – interação e cooperação – mecanismos de divisão do trabalho.
4) O sociólogo francês Pierre Bourdieu investigou ao longo de sua obra como as estruturas sociais se manifestam nas ações dos sujeitos. Considerando o conceito de campo, apresentado pelo autor, analise as afirmativas que seguem. I. Para Bourdieu o campo é um espaço relativamente autônomo que age sobre os sujeitos. II. Para Bourdieu o campo é um espaço onde relações de poder e interesses se manifestam. III. Campo e habitus são conceitos utilizados por Bourdieu para compreensão das ações não intencionadas, coletivas e individuais. Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta. Alternativas: a) Somente as afirmativas I e II estão corretas. b) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas. c) Somente a afirmativa II está correta. d) Somente a afirmativa III está correta. e) As afirmativas II, e III estão corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por euridesjunior
23

Resposta:

1A, 2A, 3C, 4B

Explicação:


imareisa90: CORRETO...
gianexavier: CORRETO!
Perguntas interessantes