História, perguntado por elianealmeida20, 1 ano atrás

1) "O primeiro levante militar foi deflagrado no dia 23 de novembro de 1935, na cidade de Natal. No dia seguinte, outra sublevação militar ocorreu em Recife. No dia 27, a revolta eclodiu no Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Sem contar com a adesão do operariado, e restrita às três cidades, a rebelião foi rápida e violentamente debelada. A partir daí, uma forte repressão se abateu não só contra os comunistas, mas contra todos os opositores do governo. Milhares de pessoas foram presas em todo o país, inclusive deputados, senadores e até mesmo o prefeito do Distrito Federal, Pedro Ernesto Batista". (PANDOLFI, Dulce Chaves. A revolta comunista de 1935. Fatos e Imagens: artigos ilustrados de fatos e conjunturas do Brasil. Disponível em: Acesso em: 19/07/2018.) O texto acima faz referência a: Alternativas: a) Coluna Prestes, que marchou por mais de 24 mil quilômetros pelo interior do Brasil. b) Intentona Comunista, uma tentativa frustrada de golpe comunista engendrada no Brasil. c) Plano Cohen, um suposto plano comunista que serviu para Vargas dar o golpe do Estado Novo. d) Revolução de 1930, que acabou com o Coronelismo na política nacional. e) Governo Provisório, que preparo terreno para o Estado Novo getulista.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
13

Olá,

Em 1935 ocorreu um evento conhecido como "Revolta vermelha de 1935", onde um grupo de militares que seguiam ideais comunistas se reuniram no que também ficou chamado como Levante Comunista.

O objetivo era aplicar um golpe militar que derrubasse o governo de Getúlio Vargas, Esse evento é chamado de Intentona comunista e fracassou, pois o exército de Vargas agiu rapidamente.

É correta a Alternativa b) Intentona Comunista.

Espero ter ajudado!


elianealmeida20: muito obrigada
Perguntas interessantes