1.O primeiro contato humano que os portugueses tiveram aqui no Brasil foram com os tupinambás, um povo oriundo da Matriz Tupi, leia atentamente as questões a seguir, e assinale a alternativa correta. Ao nos referirmos a Matriz Tupi, no âmbito econômico, podemos afirmar que os Tupis desenvolviam uma economia: *
do tipo mercantilista, onde as mais diversas tribos comercializavam toda a sua produção excedente.
de subsistência, onde não havia acumulação de riqueza, o indígena
Tupi ele caçava, pescava ou cultivava a sua agricultura apenas o suficiente para a sua sobrevivência.
de exportação, onde negociavam com outras civilizações a venda de seus produtos.
de importação, onde as civilizações
Astecas e Incas vendiam suas mercadorias, cobrando inclusive os seus valores em ouro.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Darcy Ribeiro analisou, na série em dez segmentos denominada “O Povo Brasileiro”, nossas origens e cinco grupos regionais existentes no país. O segundo episódio refere-se à Matriz Tupi, apresentando fotos e vídeos de vários períodos sobre o cotidiano de tribos remanescentes dos povos que viviam aqui antes da colonização portuguesa. Mostra crianças em diversas atividades e adultos que constroem malocas, trançam redes, preparam alimentos, dançam e cultivam plantas comestíveis e terapêuticas, sem visar à acumulação para estocagem ou comercialização. Querem apenas a provisão momentânea, porque farão o mesmo nos dias vindouros, sem segmentar o tempo em horas e calendários.
A produção foi dirigida por Isa Grispum Ferraz, que contou com o narrador Matheus Nachtergaele. O geógrafo Aziz Ab’Saber e o jornalista Washington Novaes expuseram conceitos muito interessantes sobre a terra sem males, a profunda integração com a natureza, o saber sem propósito de oprimir o outro, a autossuficiência para resolver todos os problemas, a vida após a morte, a interseção entre a realidade e o mundo dos sonhos, o permanente agradecimento à divindade por tudo que existe em seu ambiente; enfim, a postura singular de um povo que não dispõe de escrita, não imagina a propriedade privada de qualquer bem e não instituiu o Estado opressor.