História, perguntado por JB22, 8 meses atrás

1 - O positivismo é um conjunto de ideias sistematizado pelo francês Auguste Comte (1798-1857). No Brasil, o major Benjamim Constant foi um grande divulgador dessas ideias entre os jovens oficiais. Essas ideias influenciaram em um grande símbolo da República, assinale qual foi essa influência que está presente nesse símbolo até os dias de hoje. *
1 ponto
Na ideia do Brasil como um país positivo, sendo aqui um país sem corrupção e com um bom governo, o que o torna positivo.
O nome Brasil é um nome positivo, pois o nome tem origem origem Tupi e significa "alegria".
Na bandeira brasileira, com o lema positivista inscrito: "Ordem e Progresso".
O positivismo não teve influência no Brasil.
2 - Na segunda metade do século XIX, um processo histórico importante foi o que conduziu à implantação de República no Brasil. A ideia de República não era nova no Brasil; antes e depois da Independência, o território brasileiro foi palco de várias rebeliões republicanas, a exemplo a Cabanagem(1835-1840), no Grão-Pará, e da Farroupilha (1835-1845), no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Mas a Monarquia conseguiu reprimir esses movimentos graças, principalmente, aos recursos obtidos com as exportações de café. Tendo isso em vista, Assinale quais os dois partidos que controlavam o poder na época. *
1 ponto
Partido Comunista e partido Anglicano.
Nacionalista e Popularista.
Partido Liberal e Partido Conservador.
Partido de Proteção Ambiental e Partido dos Comerciantes.
3 - Assinale qual era a situação da imensa maioria da população no segundo Reinado, "os dois únicos partidos, o Liberal e o Conservador, controlavam o poder enquanto a imensa parte da população..? *
1 ponto
Detinha poderes por ser maioria.
Tinha um partido popular para expressar suas opiniões.
Continuava excluída do direito a cidadania.
Era respeitada pelos partidos que estavam no poder, pois mesmo sem terem direito ao voto, eram respeitados.

Soluções para a tarefa

Respondido por liviasilvaxz
6

Resposta:

1- "na ideia do Brasil como um país positivo, sendo aqui um país sem corrupção e com um bom governo, oque o torna positivo.

2-partido liberal e conservador.

3-continuavam excluídas do direito da cidadania.

Explicação:

espero ter ajudado, qualquer erro peço desculpas

Respondido por joaopaulooas
0

A respostas, respectivamente sobre o positivismo e os partidos políticos no Brasil são:

  • letra A) - "Na ideia do Brasil como um país positivo, sendo aqui um país sem corrupção e com um bom governo, o que o torna positivo."

  • letra C) - "Partido Liberal e Partido Conservador"

  • letra C) - "Continuavam excluídas do direito da cidadania."

Na primeira questão, o positivismo foi um pensamento que teve uma grande influencia em diversas áreas do Brasil, incluindo na política.

O positivismo no Brasil

O positivismo chegou ao Brasil com a ideia que a ordem levaria toda a nação ao progresso. Não é a toa que o lema que esta escrito na nossa bandeira ainda é esse.

Vale ressaltar também que ele ganhou muito força no período da ditadura militar, ressaltando os pensamentos dos militares que tomaram o poder naquela época.

Aprenda mais sobre positivismo no Brasil aqui: https://brainly.com.br/tarefa/6016209

Na segunda questão, os partidos que controlavam o poder na época entre 1835 a 1845 era o partido liberal e o conservador.

Composição dos partidos liberais e conservador

Os partidos liberais eram geralmente formados pela elite de empresários nacionais, haja vista que eles eram os principais beneficiadores das políticas liberais no Brasil. Já o partido conservador era composto pelos militares da época e grande autoridades que defendiam a família, a religiosidade e o cumprimento das leis.

Aprenda mais sobre o liberalismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/6409805

Por fim, na questão 3, retratando a imagem da sociedade na época, temos a resposta na letra C), haja vista que a sociedade ainda continuava marginalizada da cidadania e era excluída da participação social.

A exclusão social no século 19 no Brasil

O século 19 é marcado pela independência do Brasil e a construção política do país. Contudo, só quem tinha direito de participar e opinar nas decisões gerais sociais, inclusive na política, eram os detentores de dinheiro e poder. Dessa forma, apesar de independente, a população ainda era subjugada.

Aprenda mais sobre o século 19 no Brasil: https://brainly.com.br/tarefa/44151784

Anexos:
Perguntas interessantes