1)O pesquisador Kennedy Piau se refere às obras de arte como um "sistema de ideias que cria as condições para a formulação de juízos de valor sobre as obras" (PIAU In MOREIRA, 2004, p.4). Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde corretamente ao papel dos museus:
Alternativas:
a) Há muitas possibilidades, entre elas, museus são espaços especiais para se aprender a respeito do que cada colecionador ou crítico de arte atribui importância e constitui valor;
b)Entre tantas possibilidades, museus são espaços especiais para se aprender a respeito do que cada grupo de artistas consagrados atribui importância e constitui juízos de valor;
c) Entre muitas possibilidades, museus são espaços especiais para se aprender a respeito do que cada civilização atribui importância e constitui juízos de valor;
d) Entre diversas questões, museus são espaços especiais para se aprender a respeito do que cada artista considera digno da crítica de arte;
e)Entre diversas possibilidades, museus são espaços especiais para que artistas sejam consagrados diante do público.
2) Ainda segundo a afirmação de Kennedy Piau de que "a arte é um sistema de ideias que cria as condições para a formulação de juízos de valor sobre as obras" de arte (PIAU In MOREIRA, 2004, p.4), a História da Arte seria a história das obras de arte. Assinale a alternativa que considera corretamente a respeito da construção dos juízos de valor sobre uma obra de arte:
Alternativas:
a) Os critérios que possibilitam a construção dos juízos de valor acerca de uma obra de arte são determinados pelos artistas;
b) Os critérios que possibilitam a construção dos juízos de valor acerca de uma obra de arte são construídos historicamente;
c) Os critérios que possibilitam a construção dos juízos de valor acerca de uma obra de arte são determinados no tempo contemporâneo à execução da obra de arte;
d) Os critérios que possibilitam a construção dos juízos de valor acerca de uma obra de arte são elaborados entre artistas e críticos no momento de apresentação da obra.
e) Os critérios que efetivam uma obra de arte historicamente são construídos pela aceitação da obra em museus respeitados, dirigidos pelo poder público.
3) Segundo o curador francês Nicolas Bourriad, a função da curadoria de arte é "criar constelações". Assinale a alternativa que melhor explica esta metáfora:
Alternativas:
a) Considerando que constelações são desenhos que se formam com as estrelas no céu, a partir de como as enxergamos aqui da Terra, o papel do curador seria, neste caso, propor uma aproximação entre questões da arte presentes em outros campos de conhecimento, tais como a ciência e a astronomia;
b) Pensando nas constelações como desenhos entre estrelas distantes, a metáfora se refere ao curador como criador de desenhos, ou seja, atribui a esse profissional o caráter criador antes atribuído somente ao artista.
c) Pensando nas constelações como desenhos entre estrelas distantes, a metáfora se refere ao curador como o responsável por fazer o artista alcançar o status de "estrela", tal como nos referimos aos grandes atores de cinema, por exemplo.
d) Considerando que constelações são desenhos que se formam com as estrelas no céu, a partir de como as enxergamos aqui da Terra, o papel do curador seria, neste caso, propor uma aproximação entre obras de arte distintas no tempo e no espaço histórico humano.
e) Pensando nas constelações como desenhos entre estrelas distantes, a metáfora se refere ao curador como criador de desenhos, ou seja, atribui a esse profissional o caráter criativo, mas em um campo distinto do artista.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Av.2 - (1 C) (2 B) (3 D) (4 A) (5 C) passou direto!
Perguntas interessantes