1.O Período Regencial enfrentou uma série de rebeliões e o grande desafio de construir uma identidade nacional. Como vimos em aula, durante o século XIX, mineiros se sentiam mais mineiros que brasileiros, paulistas mais paulistas que brasileiros. Para superar este desafio algumas instituições foram criadas, destacando-se entre elas
I – O IHGB (Instituto Histórico Geográfico Brasileiro) que reunia historiadores, geógrafos e outros cientistas interessados em recuperar e construir uma história para o Brasil.
miII - O Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, construído para guardar e preservar documentos importantes para a História do Brasil.
III – O colégio imperial D. Pedro II que tinha por objetivo formar os filhos das elites para depois deocuparem cargos importantes na administração, comércio e serviços do país.
IV – As Santas Casas de Misericórdia que tinham como objetivo atender doentes e crianças abandonadas.
V – A Caixa Econômica Brasileira com o objetivo de substituir e modernizar o Banco do Brasil criado por D. João VI.
Estão corretas:
A)apenas as afirmações I, IV e V.
B)apenas as afirmações II, III e IV.
C)apenas as afirmações III, IV e V.
D)apenas as afirmações I, II, III.
E)apenas as afirmações II e III.
2.Assinale a única alternativa correta sobre a ascensão dos conservadores no governo de D. Pedro II.. Opção única.
A)Assim que assumiu o trono, Pedro II expulsou os conservadores de seu governo.
B)Os conservadores eram contra o poder moderador e, por isso, deixaram Pedro II politicamente isolado. Os conservadores eram contra o poder moderador e, por isso, deixaram Pedro II politicamente isolado.
C)Os liberais compreenderam pacificamente a opção de Pedro II pelo partido conservador.
D)Tão logo assumiu o trono, Pedro II organizou eleições democráticas privilegiando os membros do partido moderado.
E)Após fraudes nas eleições e violentas disputas, Pedro II usou o poder moderador para nomear um ministério composto exclusivamente de políticos conservadores.
3.Leia o trecho abaixo e responda às questões 1 e 2.
[...] “No Império do Brasil, o reforço da escravidão materializou-se com a ascensão do grupo conhecido como Regresso, núcleo histórico do futuro partido Conservador, que empreendeu uma verdadeira política da escravidão, estabelecendo alianças com proprietários e políticos das principais regiões de agricultura exportadora [...] em aberta defesa do tráfico negreiro e do cativeiro”.
YOUSSEF, Alain El. Nem só de flores, votos e balas: abolicionismo, economia global e tempo histórico no Império do Brasil. Almanack, Guarulhos, n. 13, p. 205-209, maio/ago. 2016. p. 208.
Assinale a única alternativa correta sobre a escravidão:
a)Mais acostumados a lidar com a cana-de-açúcar, muitos escravizados deixaram as lavouras de café rumando para as Antilhas onde ainda predominavam as lavouras de cana.
b)Logo após o golpe da maioridade, D. Pedro II optou por abolir a escravidão e proibir o tráfico de escravizados indígenas.
c)Os compradores do café brasileiro exigiam que todo o café exportado viesse de lavouras que exploravam a mão de obra escrava.
d)As plantações de café inicialmente exploravam a mão de obra escravizada para depois ser gradualmente substituída pela mão de obra dos europeus imigrantes.
e)Tão logo chegavam de seus países, os imigrantes europeus (italianos e alemães) compravam escravizados para trabalhar em suas plantações de cana-de-açúcar.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
1- R: apenas as afirmações I, IV e V.
2- R: Após fraudes nas eleições e violentas disputas, Pedro II usou o poder moderador para nomear um ministério composto exclusivamente de políticos conservadores.
3- R: b)Logo após o golpe da maioridade, D. Pedro II optou por abolir a escravidão e proibir o tráfico de escravizados indígenas.
Lthalitagarcia:
topzeiraaaaa
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás