História, perguntado por jgleao12, 11 meses atrás

1- O período da história do Brasil iniciado pelo golpe de 1964 implantou no país um regime autoritário que:

a. Escravizou os partidos políticos, favorecendo outras formas de organização social, como os sindicatos.
b. Submeteu as punições políticas à apreciação do Poder Judiciário.
c. Reforçou a autonomia dos Estados e valorizou o Poder Legislativo com a Constituição de 1967.
d. Suspendeu, com o Al-5, várias garantias constitucionais, como o "habeas corpus" nos crimes contra a segurança nacional e as prerrogativas da magistratura.

2-No dia 13 de dezembro de 1968, o governo brasileiro baixou o Ato Institucional nº 5 (AI – 5). Em fevereiro de 1969, surgiu o decreto-lei nº 477. O governo, com estas duas medidas jurídicas, pretendia:

a. Anistiar os envolvidos com a guerrilha do Araguaia e iniciar um período de distensão política.
b. Consolidar as reformas iniciadas pelo vice-presidente Pedro Aleixo, permitindo, respectivamente, o funcionamento dos partidos políticos e das entidades estudantis.
c. Institucionalizar a repressão, suspendendo as garantias constitucionais e individuais, e afastar das universidades brasileiras os elementos considerados subversivos.
d. Isolar os generais que defendiam um endurecimento do regime militar e preparar o país para a “abertura política” realizada pelo presidente Emílio Garrastazu Médici.

3-O Movimento "Diretas-Já" que, ao longo do ano de 1984, promoveu intensa mobilização popular a favor da eleição direta para Presidente da República, resultou na:

a. Eleição direta do Presidente da República, o primeiro em quase trinta anos, Fernando Collor.
b. Eleição de um governo popular e democrático chefiado por José Sarney.
c. Eleição do candidato da oposição, Tancredo Neves, ainda pela via indireta.
d. Anticandidatura Ulysses Guimarães e na convocação da Assembleia Nacional Constituinte.

4-A vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1970:

a. Alentou o trabalho das oposições que deram destaque à capacidade do povo brasileiro de realizar grandes proezas.
b. Propiciou uma operação de propaganda do governo Médici, tentando associar a conquista ao regime autoritário.
c. Favoreceu o projeto de abertura do general Geisel, ao criar um clima de otimismo pelas realizações do governo.
d. Alcançou repercussão muito limitada, pois os meios de comunicação não tinham a eficácia que têm hoje.

5-Os governos militares que integraram o período do Regime Militar no Brasil (1964-1985) foram caracterizados por ações distintas. Assim, o início do período que se convencionou chamar de “milagre econômico” e a consolidação da chamada “abertura política” se deram respectivamente nos governos:

a. Médici e João Figueiredo.
b. Castelo Branco e Junta Militar.
c. Costa e Silva e Médici.
d. João Figueiredo e Castelo Branco.

Soluções para a tarefa

Respondido por Ricardo030805
6
Eu acho que todas é a A
Respondido por elamambretti
5

Olá,

1. d. Suspendeu, com o Al-5, várias garantias constitucionais, como o "habeas corpus" nos crimes contra a segurança nacional e as prerrogativas da magistratura.

O então presidente Artur da Costa e Silva, para reprimir opositores ao regime militar autoritário, decretou o AI-5. Assim, fechou o  Congresso Nacional e outros órgãos legislativos, cassou mandatos eletivos, suspendeu por dez anos os direitos políticos de qualquer cidadão, e entre outros medidas, suspendeu o direito de habeas corpus para crimes políticos.

2. c. Institucionalizar a repressão, suspendendo as garantias constitucionais e individuais, e afastar das universidades brasileiras os elementos considerados subversivos.

No discurso de preservar a democracia, o  decreto-lei previa a punição de professores, alunos e funcionários de universidades considerados culpados de subversão ao regime.  

3. c. Eleição do candidato da oposição, Tancredo Neves, ainda pela via indireta.

Mesmo com grande adesão popular e política, o Movimento "Diretas Já", não foi possível a votação favorável a "Emenda Dante de Oliveira", que formalizava eleições diretas para presidência da República".

4.  b. Propiciou uma operação de propaganda do governo Médici, tentando associar a conquista ao regime autoritário.

O presidente Médici era apresentado como "homem do povo" e apreciador de futebol. A vitória brasileira no futebol foi então amplamente aproveitada pelo governo, com slogans: Ninguém segura este país" ou "Brasil: ame-o ou deixe-o".

5. a. Médici e João Figueiredo.

Com grande desenvolvimento econômico mundial, o governo Médici beneficiou-se deste movimento. Empréstimos internacionais e investimentos estrangeiros, aumento das exportações, resultaram em crescimento econômico interno e maiores taxas de empregos, gerando a sensação do milagre econômico.

João Figueiredo foi o último presidente do período militar e seu governo foi marcado pela continuação do processo de abertura política iniciado por seu antecessor Ernesto Geisel. Concedeu anistia a todos exilados políticos e extinguiu o bipartidarismo.

Perguntas interessantes