1 ---O pensamento pedagógico de Paulo Freire parte de alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo. Considerando as características do pensamento desse autor, analise as afirmações que se seguem.
I - Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática.
II - Modificar a cultura originária é parte do processo educativo.
III - Superar a consciência ingênua é tarefa da ação educativa.
IV - Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida.
V - Educar é transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido.
Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire APENAS as afirmações
I, II, III e IV
II e V
I, IV e V
I e II
I, III e IV
2------Compreendendo que o campo do didático é o ensino e que busca investigar os nexos entre ensino e aprendizagem para propor princípios, formas, diretrizes que são comuns e fundamentais ao ensino de todas as matérias, pode-se afirmar que:
I – A didática é um ramo da ciência pedagógica, sendo que, por esta razão está voltada, intencionalmente, para a formação do aluno em função de finalidades educativas.
II - A didática tem como objeto de estudo o processo de ensino e aprendizagem, especificamente os nexos e relações entre o ato de ensinar e o ato de aprender.
III - A didática aborda o ensino como atividade de mediação para promover o encontro formativo, educativo, entre o aluno e a matéria de ensino, explicitando o vínculo entre teoria do ensino e teoria do conhecimento.
Assinale a opção que contém somente as alternativas corretas
estão corretas as alternativas I e III.
todas as alternativas estão corretas.
nenhuma alternativa está correta.
estão corretas as alternativas I e II.
estão corretas as alternativas II e III.
3-------O currículo, há muito tempo, deixou de ser apenas uma área meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, técnicas e métodos. Já se pode falar agora em uma tradição crítica do currículo, guiada por questões sociológicas, políticas e epistemológicas.
MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. (Org). Currículo, cultura e sociedade. 6. ed. Cortez,
2002, p. 7-8 (com adaptações).
Na perspectiva do texto acima, avalie as seguintes asserções.
O currículo é considerado um artefato social e cultural.
PORQUE
O currículo não é um elemento inocente e neutro de transmissão desinteressada do conhecimento social, pois implica relações de poder, transmite visões sociais particulares e interessadas, não é um elemento transcendente e atemporal.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
4----A função da avaliação é diagnosticar, propiciar a autocompreensão do nível e das condições em que se encontram tanto o educando quanto o educador. O ato de avaliar completa seu ciclo constitutivo quando o professor toma uma decisão sobre o que fazer com base no resultado colhido por meio dos instrumentos de avaliação. Sobre a avaliação da aprendizagem escolar, é correto afirmar que:
A avaliação mediadora defende a prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos, devendo prevalecer os métodos tradicionais de avaliação.
A avaliação restringe-se ao ato de avaliar o aluno, com o propósito de repassar aos pais e direção o avanço de sua aprendizagem, justificando a promoção ou reprovação ao final do ano letivo.
A avaliação é um juízo de qualidade sobre dados relevantes, tendo em vista uma tomada de decisão; assim, avalia-se para atribuir notas e promover o aluno.
A avaliação deve ser formativa e pressupõe uma regulação intencional, isto é, ser realizada de forma contínua com vistas a traduzir o que o aluno já percorreu, o que ainda resta percorrer, com o fim de intervir para alcançar a aprendizagem desejada.
A avaliação é centrada no movimento ação-reflexão-ação e avalia-se para conduzir o aluno à reprodução do conteúdo trabalhado em sala de aula.
Soluções para a tarefa
Respondido por
51
Estão corretas:
Questão 1) I, II, III e IV
Questão 2) todas estão corretas
Questão 3) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Questão 4) A avaliação deve ser formativa e pressupõe uma regulação intencional, isto é, ser realizada de forma contínua com vista a traduzir o que o aluno já percorreu, o que ainda resta percorrer, com o fim de intervir para alcançar a aprendizagem desejada.
Questão 1) I, II, III e IV
Questão 2) todas estão corretas
Questão 3) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Questão 4) A avaliação deve ser formativa e pressupõe uma regulação intencional, isto é, ser realizada de forma contínua com vista a traduzir o que o aluno já percorreu, o que ainda resta percorrer, com o fim de intervir para alcançar a aprendizagem desejada.
Perguntas interessantes