1- O papel do Estado nas sociedades modernas é compreendido por visões diferentes entre os fundadores da Sociologia. Os chamados clássicos da Sociologia, Karl Marx (1818-1883) e Émile Durkheim (1858-1917), possuem entendimentos diversos sobre as finalidades e funções do Estado moderno. Para Marx, teórico crítico das lógicas fundantes das sociedades capitalistas, o Estado moderno é “tão somente um comitê que administra os negócios comuns de toda a classe burguesa”. Já para Durkheim, um dos primeiros elaboradores da ciência sociológica, o Estado é “um órgão especial encarregado de elaborar certas representações que valem para a coletividade”.Considerando os entendimentos de Marx e Durkheim sobre o papel do Estado nas sociedades modernas, analise as seguintes proposições:I. Na perspectiva marxista, o Estado trata, de modo imparcial, os conflitos entre as classes sociais do capitalismo. II. Para Emile Durkheim, o Estado é a entidade social mais importante a serviço das classes dominantes. III. Karl Marx explica o Estado como um órgão a serviço dos interesses dominantes no capitalismo. IV. Émile Durkheim explica a funcionalidade do Estado moderno para a manutenção da sociedade.Está correto somente o que se afirma em *
0 pontos
a) I, II e III.
b) I e II.
c) IV.
d) III e IV.
2- Para Weber, um tipo de dominação é estabelecido, pois “obedece-se não à pessoa em virtude de seu direito próprio, mas à regra estatuída, que estabelece ao mesmo tempo a quem e em que medida se deve obedecer.”Com base na análise weberiana, assinale a alternativa que indica o tipo de dominação a que essa descrição está relacionada, e que é praticada pelo estado. *
0 pontos
a) Dominação Legal.
b) Dominação Carismática.
c) Dominação Tradicional.
d) Dominação Altruísta.
3- Max Weber (1864-1920) afirma que “devemos conceber o Estado contemporâneo como uma comunidade humana que, dentro dos limites de determinado território […], reivindica o monopólio do uso legítimo da violência física”. Assinale a alternativa CORRETA, a respeito do significado da afirmação de Weber. *
0 pontos
a) Para Weber, no caso do Estado contemporâneo, apenas seus agentes podem utilizar a violência de modo legítimo dentro dos limites do seu território.
b) O Estado foi sempre o único agente que pode utilizar legalmente a violência com o consentimento dos cidadãos – a violência dos pais contra os filhos, por exemplo, sempre foi ilegal.
c) Atualmente, o Estado é o único agente que utiliza a violência (ameaças, armas de fogo, coação física) como meio de atingir seus fins – assim a segurança de todos os cidadãos está garantida.
d) Outros grupos também podem utilizar a violência como recurso – por exemplo, as empresas privadas de vigilância – independente da autorização legal do Estado.
e) Todos os cidadãos reconhecem como legítima qualquer violência praticada pelos agentes do Estado contemporâneo – por exemplo, quando a polícia usa balas de borracha contra grevistas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
1- d) III e IV.
2- a) Dominação Legal.
3- a) Para Weber, no caso do Estado contemporâneo, apenas seus agentes podem utilizar a violência de modo legítimo dentro dos limites do seu território.
Explicação:
odirleioliveira26:
vc é Deus
Perguntas interessantes