1- O palhaço chileno Tuga, interage com elementos das ruas, motoristas e pedestres,
intervindo no trânsito de grandes cidades. Em suas intervenções nas ruas, Tuga tem
uma proposta, a) Qual é a proposta do palhaço Tuga? b) Como é feita a interação de
Tura?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) interagir com elementos das ruas, motoristas e pedestre
b) no trânsito
Resposta:
Título: O palhaço em trânsito : entre a rua, hospitais e terreiro do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro
Autor(es): Nenevê, Marcelo Carvalhedo
Orientador(es): Brochado, Izabela Costa
Assunto: Clown
Relação
Saídas de clown
Visitas hospitalares
Teatro de terreiro
Data de publicação: 25-Jun-2020
Data de defesa: 14-Out-2019
Referência: NENEVÊ, Marcelo Carvalhedo. O palhaço em trânsito: entre a rua, hospitais e terreiro do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro. 2019. 162 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho reúne três formatos de apresentação em palhaçaria, sendo eles as saídas de clown definidas por Luiz Otávio Burnier, as visitas hospitalares e o Teatro de terreiro do Grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro em uma experiência de trânsito entre eles, tendo como ponto de encontro o enfoque nas relações estabelecidas com o público, parceiros de cena, objetos e ambiente. Partindo do foco nas relações proponho a criação em relação por meio do que Jaques Lecoq conceituou como estado de reação; a produção de zonas de brincadeira na intervenção de palhaços e palhaças; a atenção ao que falta ou à fome, como nomeia Dario Fo, em cada situação para estabelecimento de parcerias em jogos improvisados; a conexão com o público como suporte para a palhaçaria. Em cada um dos formatos mergulho em uma experiência de campo. Nas saídas de clown a circulação intitulada Invasões Bárbaras nas cidades de Brasília, Alexânia, Pirenópolis e Anápolis. Nas visitas hospitalares, o trabalho no Hospital Regional de Ceilândia e Hospital Regional de Samambaia pelo grupo de Circo e Teatro Sagrado Riso, tendo como contraponto o estudo do Clown Visitador de Ana Elvira Wuo. No Teatro de terreiro, a experiência como palhaço botando a figura do Palhaço no espetáculo Quarta Roda ou o Amor é Rio sem Margem do grupo de cultura popular de Brasília, Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro. Sob o prisma da multiplicidade dos formatos encontro uma perspectiva de palhaçaria como inteireza, que ressoa com o trabalho de Sue Morrison e que conecta o emaranhado de relações que se movem com ele.