1_ O pais que já foi exemplo de desenvolvimento acelerado para o mundo está, há pelo menos
20 anos, com a economia estagnada. Além disso, tem que lidar com o aumento do deficit fiscal e da perda de confiança no sistema de previdência social.
A) AVALIE o papel da deflação na crise econômica do Japão.
B) JUSTIFIQUE a estagnação da economia japonesa.
Soluções para a tarefa
a) Na tentativa de evitar falências, os bancos japoneses começaram a fazer grandes empréstimos aos empresários do país, porém os bancos recusaram a conceder esses novos empréstimos. Desse modo, as empresas não conseguiram pagar suas dívidas, o que ocasionou em uma deflação econômica.
b) O Japão começou a apresentar estagnação econômica a partir de 1980, com países industrializados se espelhando em métodos da indústria japonesa;
Os Tigres Asiáticos se tornaram grandes concorrentes de exportação do Japão;
E o Japão virou um grande dependente do mercado exterior, se tornando vulnerável para uma crise.
A) A deflação, quando generalizada e a longo prazo, pode ser causada pela diminuição do poder de compra da população, fazendo com que os lojistas diminuam os preços praticados para atrair a demanda, como acontece no Japão.
B) A crise financeira de 1990, a deflação da década de 2000 e os padrões demográficos do país, com baixíssima natalidade e alto número de idosos, são alguns dos fatores que ajudam a explicar a estagnação da economia japonesa a partir de 1990.
Os problemas econômicos do Japão
O Japão foi, principalmente no período entre 1950 e 1990, um grande exemplo de sucesso econômico. Mesmo após uma Guerra bastante traumática, esse país se tornou uma grande potência capitalista, apesar de seu modesto território e enorme população. Porém, a partir da década de 1990, percebe-se uma estagnação da economia japonesa.
Para saber mais sobre a economia japonesa, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/9546008
#SPJ2