1. O pai e a mãe de um par de gêmeos monozigóticos têm tipo sanguíneo A. Uma outra criança desse casal é do grupo sanguíneo O.
a) Quais os genótipos do pai e da mãe?
b) Qual é a probabilidade de que ambos os gêmeos tenham sangue do tipo O?
Soluções para a tarefa
B) Nesse caso, como os gêmeos são monozigóticos, isto é, possuem o mesmo material hereditário (são produto de um único óvulo e um único espermatozoide) a chance de ser O é a mesma que seria para uma única criança, ou seja, 1/4. Se os gêmeos fossem dizigóticos, a chance seria 1/4 x 1/4 = 1/16.
A herança sanguínea é co-dominante, isto é, ambos os alelos herdados pelos pais são expressos na prole. Entretanto, os alelos do sangue tipo O são recessivos, logo, para ser expressos precisam estar em homozigose.
As moléculas que determinarão o tipo sanguíneo do indivíduo e que estão localizadas na superfície das hemácias são chamadas de aglutinogênios. Pessoas com sangue tipo A podem ter genótipo IAi ou IAIA, pessoas do sangue tipo B podem ter genótipo IBi ou IBIB, pessoas com sangue tipo O possuem genótipo ii e pessoas com sangue tipo AB possuem genótipo AB.
a) Se um par do gêmeos possui sangue tipo A e o outro tipo O, um dos pais possui sangue tipo A em heterozigose. Isto é, IAi, enquanto o outro possui ii (tipo O).
b) Existe uma probabilidade de 1/4 de que os gêmeos sejam do tipo O.
Leia mais sobre herança sanguínea em:
https://brainly.com.br/tarefa/16930927