1)O objetivo da comunicabilidade é revelar qualitativamente as falhas de comunicação potenciais, que podem ocorrer durante a interação.
Banca: Quadrix Órgão: CFP Prova: Quadrix - CFP
Analise os itens, a seguir, relacionados ao desenvolvimento de interfaces do usuário na web.
I. Acessibilidade na web engloba todas as deficiências que afetam o acesso na web, incluindo a fala, deficiências visuais, auditivas, físicas, cognitivas e neurológicas.
II. A navegabilidade é um item importante em um site, pois ela se constitui na organização da informação para que o usuário navegue de forma intuitiva e saiba onde está, de onde veio e quais são as suas possibilidades futuras de acesso.
III. A comunicabilidade é a propriedade de um sistema de transmitir ao usuário de forma eficaz e eficiente as intenções e princípios de interação que guiaram o seu design.
IV. A usabilidade de um sistema é um conceito que se refere à qualidade da interação dos usuários com o sistema e depende de vários aspectos, como facilidade de aprendizado do sistema, facilidade de uso, satisfação do usuário, flexibilidade e produtividade.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)I, II, III e IV.
b)I e II, apenas.
c)III e IV, apenas.
d)IV, apenas.
e)II e IV, apenas.
2)Para testar a usabilidade, são envolvidas as seguintes questões: facilidade de aprendizado e uso, eficiência de uso e produtividade, satisfação, flexibilidade, utilidade e segurança.
Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: MPE-PB Prova: FCC - 2015 - MPE-PB - Técnico Ministerial – Web Designer
Considere os seguintes testes de software:
I. Avaliar o desempenho da interação homem-computador.
II. Obter indícios do nível de satisfação do usuário.
III. Avaliar a integridade dos dados registrados no sistema.
Pode ser considerado teste de usabilidade o que consta APENAS em:
Alternativas:
a)I.
b)II.
c)III.
d)I e II.
e)II e III
3)As inspeções ergonômicas via checklists são vistorias com base em listas de verificação, para diagnosticar problemas de interface.
A ferramenta ErgoList relaciona uma lista de checklists, técnica de avaliação rápida, que se destina a apoiar a inspeção da interface e descobrir seus defeitos ergonômicos mais explícitos. Essa lista contém alguns itens (LABIUTIL, 2006). Dentre essa lista, assinale a que NÃO corresponde a essa verificação:
Alternativas:
a)Agrupamento por localização: verifique se a distribuição espacial dos itens traduz as relações entre as informações;
b)Feedback: avalie a qualidade do feedback imediato às ações do usuário;
c)Concisão: verifique o tamanho dos códigos e termos apresentados e introduzidos no sistema;
d)Ajuda e documentação: embora seja melhor um sistema que possa ser usado sem documentação, seria bom disponibilizar ajuda e documentação;
e)Legibilidade: verifique a legibilidade das informações apresentadas nas telas do sistema.
4)As avaliações heurísticas representam um julgamento de valor sobre as qualidades ergonômicas das interfaces e são realizadas por especialistas em ergonomia, que examinam o sistema interativo e diagnosticam problemas que o usuário poderá ter em uma interação.
Analise, as afirmativas de Nielsen (2006) em relação ao conjunto básico de heurísticas:
I. De compatibilidade do sistema com o mundo real: O sistema deve falar a linguagem do usuário, com palavras, frases e conceitos familiares a ele, em vez de usar termos técnicos. Deve seguir convenções do mundo real, dando-lhe uma informação numa ordem natural e lógica;
II. De controle e liberdade do usuário: os usuários escolhem, frequentemente e por engano, funções do sistema e precisam ter saídas de emergência claramente marcadas, para abandonar a operação sem ter que percorrer um extenso diálogo, possibilitando funções undo e redo;
III. De prevenção de erro: os usuários não precisam saber que diferentes palavras, situações ou ações significam a mesma coisa. Devem seguir convenções de plataforma computacional;
Está(ão) CORRETA(s) a(s) afirmativa(s):
Alternativas:
a)I apenas.
b)II apenas.
c)III apenas.
d)I e II apenas.
e)I, II e III.
5)Há avaliações que são empregadas nas primeiras etapas da concepção de interfaces humano-computador, permitindo verificar questões como a consistência, a carga de trabalho e o controle do usuário sobre o diálogo proposto (CYBIS, 2003).
As avaliações _________________________dispensam a participação direta de usuários nas avaliações e inspeções, que se baseiam em verificações e inspeções de versões intermediárias ou acabadas de softwares interativos, feitos pelos projetistas ou por especialistas em usabilidade.
Alternativas:
a)heurísticas
b)analíticas
c)prototipadas
d)ergonômicas
e)empírcas
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
1 - A
2 - D
3 - D
4 - D
5 - B
ava 100%
Explicação:
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Muito agradecido meu brother.