1. O nosso sistema solar é constituído por planetas classificados como internos ou externos. Os internos apresentam composição sólida, graças à presença de rochas e minerais em suas estruturas. Os externos apresentam consistência gasosa, por conterem hélio e hidrogênio, e gelo. Assinale a única alternativa em que todos os astros citados estão corretamente classificados, hoje, pelos cientistas astronômicos. a) Internos: Mercúrio, Vênus, Saturno e Terra. Externos: Marte, Saturno, Urano, Netuno. b) Internos: Mercúrio, Netuno, Terra e Marte. Externos: Júpiter, Saturno, Urano e Vênus. c) Internos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Externo: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. d) Internos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Externos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. e) Internos: Mercúrio, Vênus, Terra e Saturno. Externos: Júpiter, Marte, Urano e Netuno.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Introdução
O Sistema Solar é o conjunto de cometas, asteróides, satélites naturais e oito planetas que giram ao redor do Sol e por isso, é chamado de Sistema Solar.
Cada planeta, cometa ou asteróide mantém uma órbita própria. Isso acontece por conta da força gravitacional que o Sol exerce em seu sistema. Tal força é maior do que a dos planetas, asteróides e cometas.
A ordem dos planetas que fazem parte do Sistema Solar é determinada de acordo com a distância de cada um em relação ao Sol. A sequência dos planetas é, então, do mais próximo para o mais distante:
Mercúrio;
Vênus;
Terra;
Marte;
Júpiter;
Saturno;
Urano;
Netuno.
O Sol não está localizado exatamente no centro do Sistema Solar. Por conta disso, os planetas em órbita encontram-se mais próximos ou mais afastados do astro maior.
Os planetas descrevem rotas elípticas, ou seja, movimentam-se em forma de elipse ao redor do Sol.
Legenda: Sol e os planetas no Sistema Solar
Formação do Sistema Solar
O Sol e o Sistema Solar originaram-se entre 4,5 e 4,6 milhões de anos atrás, a partir de uma densa nuvem de gás e poeira cósmica que girava em torno de si mesma.
O peso desses elementos fez com que a nuvem se transformasse em um corpo achatado, cujo centro daria origem ao Sol.
O Sol é, portanto, composto basicamente por um conjunto de minerais, gases e outros elementos sólidos, como partículas de ferro e pequenas pedras.
No interior do disco ocorreram, ao longo dos anos, processos de aglomeração de partículas e materiais sólidos que, ao colidirem entre si, formaram corpos cada vez maiores, que posteriormente deram origem aos planetas.
A composição dos aglomerados também tem relação com a distância deles para com o Sol. Quanto mais longe, menor a temperatura e maior a quantidade de gases, e menor a quantidade de matérias sólidas no relevo, caso de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Nos planetas mais próximos, o calor é maior. Por conta disso, houve evaporação do gelo e formação de terreno repleto de rochas e metais, como em Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
A temperatura dos planetas, atualmente, varia de acordo com os elementos existentes em suas atmosferas.
Legenda: Superfície solar