1. O movimento Surrealista foi integrante das Vanguardas europeias, este movimento foi influenciado pelos estudos de Sigmund Freud, que investigava o inconsciente e os sonhos. São características deste movimento: *
1 ponto
A)pensamento livre e criação de cenas irreais.
B)expressividade espontânea e uso da técnica claro-escuro.
C)criação de uma "realidade paralela" e uso exclusivo das formas geométricas.
D)todas alternativas estão corretas.
2. André Breton, escritor francês e ex-participante do Dadaísmo, rompeu com o líder do movimento dadaísta Tristan Tzara. Com isso, lançou em Paris, em 1924, o Manifesto Surrealista, que trouxe para o mundo um novo modo de encarar a arte. Sobre o Manifesto Surrealista ele indicava que: *
1 ponto
A)Todas as vanguardas artísticas deveriam seguir os estudos de Freud e trabalhar essencialmente com o inconsciente como tema.
B)A criação do abstracionismo, negando a figuração e buscando a expressão por meio das cores.
C)A lógica deveria ser isenta e sugeria a adoração de uma realidade superior, chamada "maravilhosa”.
D)A lógica deveria ser isenta e sugeria a adoração de uma realidade superior, chamada “plano ideal”.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a c
Explicação:
a minha ta serto
1 A alternativa A está correta.
Dentre os principais expoentes na criação de obras surrealistas no mundo, podemos citar:
- Salvador Dali;
- Max Ernest;
- René Magritte;
- Joan Miró; entre outros.
O Surrealismo nasceu na Europa, fruto do contexto entre guerras, (primeira e segunda guerra mundial) sendo parte de uma construção social pautada na incerteza, já que as configurações mundiais estavam em plena mudança, devido ao desequilíbrio de ideais políticos etc.
2 - A alternativa C está correta.
A concepção de surrealismo surge por volta do século XX que foi um período já marcado pelo início da era moderna, onde as invenções passaram a ganhar tons cada vez mais associados as novas tecnologias e ideias que surgiram.
A arte pode ser entendida como uma expressão subjetiva de determinada ação feita por um ou mais indivíduos, fato que possui total relação com a cultura em si e seus elementos, como a música, a literatura, a pintura, a dança, entre outros.