1) O movimento pela reforma sanitária eclodiu na década de 1970 em meio a opressão do regime militar instaurado no Brasil, e reivindicava uma série de mudanças na área da saúde, a fim de torná-la mais acessível, democrática e consequentemente melhorar a vida da população. Esse movimento cresceu e ganhou força com o passar dos anos, principalmente com a adesão por outros grupos e setores da sociedade que se uniram não somente pelas pautas de saúde, mas também pelo fim da ditadura e redemocratização do país. Esse movimento culminou, anos mais tarde, na reforma do sistema de saúde que deu origem ao Sistema Único de Saúde (SUS) que democratizou a saúde e tornou a sociedade participante de sua gestão. Considerando as informações apresentadas, analisa
I. A Conferência Nacional de Saúde realizada em 1986 foi um marco histórico da luta pela Reforma Sanitária no Brasil.
II. Antes do Sistema Único de Saúde ser criado, o modelo vigente de Saúde no Brasil tinha como ênfase a promoção de saúde e prevenção de doenças.
III. Antes da criação do Sistema Único de Saúde, não existia um sistema de saúde público universalizado no Brasil.
Considerando as afirmativas apresentadas, é correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
SEGUNDA ALTERNATIVA
Explicação:
Antes da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde (MS), com o apoio dos estados e municípios, desenvolvia quase que exclusivamente ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, com destaque para as campanhas de vacinação e controle de endemias.
Perguntas interessantes
História,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Direito,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
Artes,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás