1. O movimento em direção à modernidade iniciado pela Renascença foi significativamente acelerado p Revolução Científica do século XVII. A Revolução Científica destruiu cosmologia medieval estabeleceu o método científico - a observação e a experimentação rigorosa e sistemática - como meio essencial de desvendar os segredos da natureza.
PERRY, Marvin. Tradução de Waltensir Dutra e Silvana Vieira. Civilização ocidental. São Paulo: Martins Fontes, 2002, p. 282.
A afirmação do texto relaciona-se
a) ao renascimento científico europeu, que introduziu novas concepções relativas, dentre outras, ao heliocentrismo, à anatomia humana, às operações matemáticas decimais e à produção de textos.
b) ao modo de produção feudal, resultante do aumento da produtividade agrícola e da expansão do poder dos senhores feudais, ampliando a exploração sobre a classe servil.
c) à finalização da concorrência c
Soluções para a tarefa
É correta a alternativa A. O Renascimento, que ocorreu entre os séculos XIV e XVI, deu as bases do modelo científico do Século XVII, modelo que organizaria as bases da compreensão do funcionamento da natureza nas sociedades ocidentais.
Esta nova forma de compreender o mundo, que usava a Razão e a experimentação e rejeitava os dogmas e as tradições, criou novas ciências e revolucionou outras. Um dos debates icônicos do período foi sobre a disputa entre Heliocentrismo, ou seja, o Sol como o centro do nosso universo, e Geocentrismo, ou seja, a Terra como o centro do universo, sendo a primeira posição defendida pelos cientistas e a segunda pela Igreja.
Na Medicina e na Arte se caracterizou por uma representação mais fiel do corpo humano, conduzida por meio de estudos anatômicos que eram proibidos na época.
Mais sobre o Renascimento em:
https://brainly.com.br/tarefa/8046429
Renascimento refere-se a um período em que o homem é valorizado, assim como a sua faculdade racional (A).
No Renascimento, o teocentrismo da Idade Média dá lugar ao antropocentrismo, sendo o homem a figura valorizada e ressaltada pela Modernidade. Com isso, a Igreja e as concepções divinas ligadas à razão são transpostas para o homem, sendo ele o foco de todo o pensamento.
Na Era Moderna, a ciência, a razão, as experiências e o conhecimento são temas principais, porque o objeto que fundamenta esses estudos é o HOMEM e como ele se relaciona com o mundo.
Portanto, o homem, como sujeito, é agente e atua diretamente no processo da obtenção do conhecimento científico, sendo ele base do humanismo moderno.
Link: brainly.com.br/tarefa/13854520