1- O modelo de urbanização instaurado no Rio de Janeiro no início do séc. XX era muito cruel, pois considerava que parte da população pobre da cidade (em boa parte, ex-excravizados e seus filhos) teriam que abandonar suas casas sem nenhuma contrapartida ou indenização, o que resultou no início da formação dos primeiros morros cariocas. Você acredita que os problemas sociais presentes hoje no Rio de Janeiro, como alta da pobreza e criminalidade, são reflexos de medidas do passado?
Sua resposta
2- A urbanização que queriam implantar no Rio de Janeiro era baseado no modelo *
a) Americano de urbanização, como New York
b) Asiático, como o indiano e o chinês
c) Francês da Belle Époque (Bela Época)
d) Alemão, tal como o de Berlin ou Munique
3- No início do século XX, durante a República Velha, São Paulo alcançou grande crescimento econômico e populacional. Os dois fatores principais que impulsionaram o crescimento urbano e econômico de São Paulo foram a expansão das fazendas de café, juntamente com as migrações e as imigrações que chegavam às cidades brasileiras. A expansão da produção de café proporcionou a construção de estradas de ferro, ligando o interior à capital, como a estrada de ferro Santos-Jundiaí. Sobre o processo de Urbanização em São Paulo, podemos dizer que: *
a) Foi extremamente planejado, respeitou os espaços das populações mais pobres e foi responsável por tornar São Paulo uma das cidades mais lindas do Brasil
b) Foi marcado por muitas obras e construções, como a Praça da Sé, o Vale do Anhangabaú, Estação da Luz e Avenida Paulista, porém foi marcado por uma forte política de higienismo social, marginalizando a população pobre
c) Foi responsável pela criação da cidade de Campinas, que antes era um distrito de São Paulo
d) Incentivou a criação do trem que interliga São Paulo-Campinas-Rio de Janeiro
A Era Vargas (1930-45)
A Era Vargas foi o período de quinze anos da história brasileira que se estendeu de 1930 a 1945 e no qual Getúlio Vargas era o presidente do país. A ascensão de Vargas ao poder foi resultado direto da Revolução de 1930, que destituiu Washington Luís e impediu a posse de Júlio Prestes (presidente eleito que assumiria o país).
Ao longo desse período, Getúlio Vargas procurou centralizar o poder. Muitos historiadores, inclusive, entendem o período 1930-1937 como a “gestação” da ditadura de Vargas. Vargas também ficou marcado pela sua aproximação com as massas, característica que se tornou muito marcante durante o Estado Novo.
Permaneceu no poder até 1945, quando foi forçado a renunciar à presidência por causa de um ultimato dos militares. Com a saída de Vargas do poder, foi organizada uma nova Constituição para o país e iniciada outra fase da nossa história: a Quarta República (1946-1964).
4- Por que podemos afirmar que a chegada de Vargas ao poder, em 1930, representou o fim da "república do café-com-leite"?
Sua resposta
Esta pergunta é obrigatória
5- Entre as características principais da Era Vargas, podemos ressaltar
a) A incapacidade de articulação política e destruição dos direitos trabalhistas
b) A aliança com setores estrangeiros com o intuito de "vender" o Brasil
c) A aliança com a elite mineira e paulista, que possibilitou o primeiro ciclo de industrialização do Brasil
d) Capacidade de centralização do poder; a criação de uma política trabalhista, criando leis de proteção aos trabalhadores e CLT; uso de propaganda para exaltar seu governo e alta capacidade de articulação política
Soluções para a tarefa
Resposta:
A escravidão entre dois liberalismos
Alfredo Bosi
"It was freedom to destroy freedom."
W.E.B. Du Bois
"Senhores, se isso fosse crime, seria um crime geral no Brasil; mas eu sustento que, quando em uma nação todos os partidos políticos ocupam o poder, quando todos os seus homens políticos têm sido chamados a exercê-lo, e todos eles são concordes em uma conduta, é preciso que essa conduta seja apoiada em razões muito fones; impossível que ela seja um crime, e haveria temeridade em chamá-la um erro!"
Eusébio de Queirós - Fala à Câmara em 1852.
Uma das conquistas teóricas do marxismo foi ter descoberto que é nas práticas sociais e culturais, fundamente enraizadas no tempo e no espaço, que se formam as ideologias e as expressões simbólicas em geral.
O núcleo temático de A Ideologia Alemã, que Marx e Engels escreveram em 1846, expõe a relação íntima que as representações de uma sociedade mantêm com a sua realidade efetiva. As práticas, tomando-se a palavra no seu sentido mais lato, são o fermento das idéias na medida em que estas visam a racionalizar aspirações difusas nos seus produtores e veiculadores. A ideologia compõe retoricamente (isto é, em registros de persuasão) certas motivações particulares e as dá como necessidades gerais. Nos seus discursos, o interesse e a vontade exprimem-se, ou traem-se, sob a forma de algum princípio abstrato ou alguma razão de força maior.
Resposta:
1- A reforma urbana carioca foi pensada apenas para a elite do Rio, desconsiderando as necessidades da camada pobre da população, que, ao ter sues lares destruídos, se viu sem qualquer perspectiva de auxílio externo. Logo, eles se dirigiram até as zonas periféricas da cidade e morros, onde, sem estrutura, passaram a viver. Quase um século depois, a situação permanece a mesma: os espaços da cidade com melhor infraestrutura são ocupados por aqueles que podem pagar, enquanto nas comunidades o cenário é oposto. Por falta de oportunidade e ações governamentais, muitos acabam recorrendo ao crime.
2- c) Francês da Belle Époque. O intuito dessa reformar era modernizar a então capital brasileira, transformando-a em uma Paris Tropical.
3- b) Foi marcado por muitas obras e construções (...) porém foi marcado por uma forte política de higienismo social, marginalizando a população pobre. Além de colocar abaixo os cortiços (local onde grande parte desse grupo morava), os higienistas ansiavam por curar as cidades de suas “patologias sanitárias, sociais e espaciais”.
4- Resumidamente, a Política do Café com Leite era um acordo entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, que juntos controlavam o poder executivo federal. No entanto, a chegada de Vargas, um gaúcho, ao poder, com um Golpe de Estado em 1930, pôs fim ao domínio político das elites paulista e mineira.
5- d) Capacidade de centralização do poder; a criação de uma política trabalhista, criando leis de proteção aos trabalhadores (...). Vargas ficou conhecido e ganhou o apoio dos trabalhadores por causa de suas políticas trabalhistas, como a criação da carteira de trabalho.