1. O modelo de universo proposto por Kepler, apesar de Heliocêntrico, tinha disparidades com o modelo de Copérnico. Marque a alternativa que contém tais disparidades. *
1 ponto
a) No modelo de Copérnico as trajetórias dos planetas eram circulares, enquanto no de Kepler as trajetórias eram elípticas. Como sabemos hoje, as trajetórias dos planetas ao redor do sol são elípticas.
b) No modelo de Copérnico as trajetórias dos planetas eram elípticas, enquanto no de Kepler as trajetórias eram circulares. Como sabemos hoje, as trajetórias dos planetas ao redor do sol são elípticas.
c) Copérnico acreditava que o movimento no céu era circular e uniforme. A 3ª lei de Kepler nos mostra que o movimento dos planetas ao redor do Sol é variado.
d) Copérnico acreditava também, de forma errada, que o movimento no céu era circular e uniforme. A 2ª lei de Kepler nos mostra que o movimento dos planetas ao redor do centro da galáxia é variados
2. (UNIFESP-SP) A Massa da Terra é aproximadamente 80 vezes a massa da Lua e a distância entre os centros de massa desses astros é aproximadamente 60 vezes o raio da Terra. A respeito do sistema Terra-Lua pode-se afirmar que: *
1 ponto
a) a Lua gira em torno da Terra com órbita elíptica e em um dos focos dessa órbita está o centro de massa da Terra.
b) a Lua gira em torno da Terra com órbita circular e o centro de massa da Terra está no centro dessa órbita.
c) a Terra e a Lua giram em torno de um ponto comum, o centro de massa do sistema Terra-Lua, localizado no interior da Terra.
d) a Terra e a Lua giram em torno de um ponto comum, o centro de massa do sistema Terra-Lua, localizado no meio da distância entre os centros de massa da Terra e da Lua.
e) a Terra e a Lua giram em torno de um ponto comum, o centro de massa do sistema Terra-Lua, localizado no interior da Lua.
Soluções para a tarefa
Resposta:1-A
2-C
Explicação:
1 - A alternativa A está correta.
Em sua segunda teoria, intitulada de Segunda lei de Kepler: Lei das áreas, ele nos mostra que, sua teoria determina que os planetas se movem com velocidades diferentes.
Dependendo da distância a que estão do Sol, o periélio é o ponto mais próximo do Sol, localização essa que o planeta orbita mais rapidamente.
É importante ressaltar que diferente do periélio, o afélio é o ponto mais afastado do Sol, se movendo mais lento.
2 - A alternativa C está correta.
Partindo e uma perspectiva científica, é interessante notar que durante alguns períodos de noite, devemos levar em consideração que a sombra da terra faz com que a luz do sol não ilumine ela toda.
Além disso, esse processo pode ser explicado pelo ciclo lunar, que leva cerca de 29 dias e meio para ser completado, onde durante um ciclo, a Lua apresenta fases em relação à Terra.