Matemática, perguntado por LFSP95, 7 meses atrás

1- O método de Monte Carlo é aplicado em simulações. A simulação permite planejar e analisar o funcionamento de sistemas completos virtualmente, sejam aqueles ainda não existentes, permitindo correções no modelo inicial à medida que este vai evoluindo em sua construção, sejam sistemas reais já existentes, tornando possível avaliar novos cenários sem a necessidade de perturbar o sistema real. Para que a simulação possa fornecer resultados analisáveis, um modelo matemático costuma ser preparado, de modo semelhante ao que se faz em problemas de otimização. Todavia, há uma diferença importante entre modelos usados em problemas de otimização e aqueles usados em simulações.

Fonte: MOORE, J. H. Tomada de decisão em administração com planilhas eletrônicas. 6 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005, p. 429 (Adaptado)



Neste contexto, preencha corretamente as lacunas:


Num problema de otimização, o modelo fornece valores para ____________ que vão ____________; já numa simulação, o modelo determina ____________ para um conjunto de valores ____________."

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

Escolha uma:
a.
as variáveis de decisão / maximizar ou minimizar a função-objetivo / a função-objetivo / atribuídos às variáveis de decisão.

b.
os parâmetros / zerar a função-objetivo / a função-objetivo / atribuídos às variáveis de decisão.

c.
os parâmetros / minimizar a probabilidade de acerto / as variáveis de decisão / da distribuição de probabilidades.

d.
as variáveis de decisão / maximizar os coeficientes / a função-objetivo / dos parâmetros.

e.
a função-objetivo / as variáveis de decisão / as variáveis de decisão / da função-objetivo.

2-Para fazer simulações usando o método de Monte Carlo, é essencial conhecer probabilidades e sua distribuição, uma vez que substituímos eventos aleatórios reais por outros que simulem suas probabilidades de ocorrência. Um exemplo é o jugo de "par-ou-ímpar", em que cada jogador lança os dedos da mão em uma quantidade que vai de 0 a 5. O resultado é a soma dos números das duas mãos. A probabilidade de dar par é a mesma de dar ímpar, 50% cada uma. Mas a distribuição de cada resultado numérico não é uniforme. Por exemplo, a probabilidade de dar 2 é diferente da probabilidade de dar 7.

Num jogo de "par-ou-ímpar" em que cada jogador lança os dedos de uma mão em uma quantidade que vai de 0 a 5, qual é a probabilidade de sair o resultado 5?

Escolha uma:
a.
1/3

b.
1/4

c.
1/5

d.
1/2

e.
1/6

3- Muitas simulações envolvem eventos aleatórios discretos. Todavia, para simular as distribuições de probabilidades por meio de computadores, o que temos são variáveis contínuas, como a função ALEATÓRIO() do MS Excel, que gera números aleatórios no intervalo [0, 1[. Outro recurso de variável contínua faz uso de figuras geométricas, como a roleta da figura, em quatro cores distintas, em que se gira o ponteiro para verificar em que cor cai a ponta da seta. Para poder recorrer a elas, criamos algum artifício que transforma o resultado obtido da variável contínua num resultado discreto.

OBS: Foto em Anexo.

Neste contexto, julgue as afirmações que se seguem

I - Uma simulação de lançamentos de moeda do tipo "cara-coroa" pode ser feita usando a função ALEATÓRIO() do MS Excel, associando resultados em [0; 0,5[ a cara e resultados em [0,5; 1[ a coroa.
II - Um jogo de "par-ou-ímpar" pode ser simulado usando a função ALEATÓRIO() do MS Excel, associando a paridade do primeiro algarismo após a vírgula (o algarismo dos décimos) ao resultado do jogo.
III - Um experimento em que a decisão é feita com uma roleta como a da figura pode ser simulado usando a função ALEATÓRIO() do MS Excel, associando resultados em [0; 0,25[, [0,25; 0,5[, [0,5; 0,75[ e [0,75; 1[ a cada uma das cores, respectivamente.

É correto o que se afirma em:

Escolha uma:
a.
I e II, somente.

b.
II e III, somente.

c.
I, II e III.

d.
I, somente.

e.
II, somente.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardosbizera
18

Resposta:

1. a) as variáveis de decisão / maximizar ou minimizar a função-objetivo / a função-objetivo / atribuídos às variáveis de decisão.

2. e) 1/6

3. c) I, II, II.

Explicação passo-a-passo:

Corrigido AVA

Respondido por willcvd
0

Resposta:

1. as variáveis de decisão / maximizar ou minimizar a função-objetivo / a função-objetivo / atribuídos às variáveis de decisão.

2. e) 1/6

3. c) I, II, II|.

Explicação passo a passo:

Corrigido pelo AVA

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