1) O manifesto acima foi produzido por quem e a quem ele é dirigido?
2) Com que objetivo esse manifesto foi criado?
O manifesto está baseado em argumentações, pois há a intenção, por parte dos manifestantes, de convencer o leitor de algo.
3) Agora, releia o primeiro parágrafo e copie o(s) argumento(s).
A estrutura de um manifesto não é bem definida. No entanto, com muita frequência, ele segue a estrutura da dissertação, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Em geral, há um título e, às vezes, um subtítulo.
4) Qual o título do manifesto?
5) No último parágrafo, temos a conclusão. Como os manifestantes finalizam o texto?
A linguagem usada no manifesto pode variar dependendo do veículo de divulgação (jornal, revista, rádio, televisão, internet), do público a quem é dirigido e, também, do estilo dos manifestantes. Costuma-se preferir a variedade padrão
Soluções para a tarefa
Explicação:
1) O manifesto foi produzido pelo PSLO de juíz de fora. E é dirigido ao público leitor.
2) Com o objetivo de evitar mais um desastre ambiental.
3)Aberlado Bayama Azedo, ex presidente do IBAMA, não foi a primeira pessoa a renunciar do cargo devido a pressão pela construção da usina Belo Monte. Roberto Messias também renunciou pelo mesmo motivo, e a própria Marina Silva abriu mão do ministério do meio Ambiente.
(tenta resumir)
4)Contra a usina Belo Monte.
5) "vamos desafiar Dilma no seu primeiro mês na presidência com um chamado ensurdecedor para ela fazer a coisa certa: parar Belo Monte".
1) O manifesto acima foi produzido pelo partido político PSOL da cidade de juíz de fora em Minas Gerais.
Ele é voltado para os leitores e publico no geral
2) Esse manifesto do PSOL tem como objetivo evitar tragedias ambientais e defender o meio ambiente
Sim, tem objetivo de convencer o leito da necessidade de preservação e defesa do meio ambiente de que não podemo permitir que tragedias ambientais se repitam
3)
São argumentos utilizados no texto:
Aberlado Bayama Azedo, ex presidente do IBAMA, não foi a primeira pessoa a renunciar do cargo devido a pressão pela construção da usina Belo Monte. Roberto Messias também renunciou pelo mesmo motivo, e a própria Marina Silva abriu mão do ministério do meio Ambiente.
4) Contra a usina Belo Monte.
5) "vamos desafiar Dilma no seu primeiro mês na presidência com um chamado ensurdecedor para ela fazer a coisa certa: parar Belo Monte".