1)
O livro "O Príncipe" de Nicolau Maquiavel, foi publicado em 1532 e representa um tratado político que serviu como base para moldar a estrutura governamental dos tempos modernos. Para Maquiavel os valores políticos são medidos pela utilidade social e pela eficácia prática, apartados dos valores que norteiam a moralidade privada das pessoas. Analisando a ideias de Maquiavel e a ruptura do seu pensamento com a tradição política, avalie as asserções:
I-Para Maquiavel só há um fundamento anterior a política que é Deus.
II-As comunidades e a sociedade são divididas desde suas origens, portanto, jamais teremos uma unidade social ou uma harmonia e bem comum.
III-Para o filósofo, todo príncipe deve ser virtuoso, cristão, com virtudes morais e principesca.
IV-Quanto o pensamento do filósofo sobre a divisão clássica dos regimes políticos, Maquiavel, diz que todo regime político, com qualquer origem ou forma, poderá ser legitimo ou ilegítimo, sendo o critério para medir a legitimidade ou a ilegitimidade, é a liberdade.
V-A ideia de maquiavelismo decorre da noção de Maquiavel sobre as virtudes políticas. A virtude política, para o filósofo é a astúcia que o príncipe deve ter para se moldar as circunstâncias e aos tempos, reconhecendo e sendo ousado para aproveitar as ocasiões.
Assinale a alternativa correta
Alternativas:
a)
Estão corretas as asserções I; II; III; IV; V
b)
Estão corretas as asserções I; II; III; V.
c)
Estão corretas as asserções II; III; IV.
d)
Estão corretas as asserções II; IV; V.
e)
Estão corretas as asserções III; IV; V.
e)
As asserções I e II são verdadeiras e a II justifica a I.
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Olá!
I-Para Maquiavel só há um fundamento anterior a política que é Deus.
Falso. Para Maquiavel não há fundamentos anteriores a política.
II-As comunidades e a sociedade são divididas desde suas origens, portanto, jamais teremos uma unidade social ou uma harmonia e bem comum.
Correto. É impossível, segundo a visão do autor, unificar a sociedade, já que as diferenças são inatas.
III-Para o filósofo, todo príncipe deve ser virtuoso, cristão, com virtudes morais e principesca.
Falso. A moral cristã não é relevante, já que é necessário, por vezes, atuar de maneira questionável.
IV-Quanto o pensamento do filósofo sobre a divisão clássica dos regimes políticos, Maquiavel, diz que todo regime político, com qualquer origem ou forma, poderá ser legitimo ou ilegítimo, sendo o critério para medir a legitimidade ou a ilegitimidade, é a liberdade.
Correto. O filósofo, quando analisa os regimes históricos, entende como ilegitimos os que possuem pouca liberdade.
V-A ideia de maquiavelismo decorre da noção de Maquiavel sobre as virtudes políticas. A virtude política, para o filósofo é a astúcia que o príncipe deve ter para se moldar as circunstâncias e aos tempos, reconhecendo e sendo ousado para aproveitar as ocasiões.
Correto. Embora essa seja uma compreensão difundida, alguns teóricos criticam o uso do termo.
I-Para Maquiavel só há um fundamento anterior a política que é Deus.
Falso. Para Maquiavel não há fundamentos anteriores a política.
II-As comunidades e a sociedade são divididas desde suas origens, portanto, jamais teremos uma unidade social ou uma harmonia e bem comum.
Correto. É impossível, segundo a visão do autor, unificar a sociedade, já que as diferenças são inatas.
III-Para o filósofo, todo príncipe deve ser virtuoso, cristão, com virtudes morais e principesca.
Falso. A moral cristã não é relevante, já que é necessário, por vezes, atuar de maneira questionável.
IV-Quanto o pensamento do filósofo sobre a divisão clássica dos regimes políticos, Maquiavel, diz que todo regime político, com qualquer origem ou forma, poderá ser legitimo ou ilegítimo, sendo o critério para medir a legitimidade ou a ilegitimidade, é a liberdade.
Correto. O filósofo, quando analisa os regimes históricos, entende como ilegitimos os que possuem pouca liberdade.
V-A ideia de maquiavelismo decorre da noção de Maquiavel sobre as virtudes políticas. A virtude política, para o filósofo é a astúcia que o príncipe deve ter para se moldar as circunstâncias e aos tempos, reconhecendo e sendo ousado para aproveitar as ocasiões.
Correto. Embora essa seja uma compreensão difundida, alguns teóricos criticam o uso do termo.
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