Geografia, perguntado por RafaelaHts, 1 ano atrás

1) O livro didático é peça importante no processo de aprendizagem e, por isso mesmo, sua seleção e adoção devem ser cuidadosamente realizadas. Sobre os parâmetros significativos para a seleção do livro didático, analise as afirmativas a seguir colocando V para Verdadeiro e F para Falso:
( ) Não deve propiciar situações textuais de preconceitos discriminatórios.
( ) Deve ser coerente do ponto de vista teórico com as matérias apresentadas.
( ) Deve mostrar caminhos metodológicos comprovadamente eficazes.
2) Sobre o uso do livro didático, julgue se as afirmações são verdadeiras ou falsas:
( ) A proposta do livro didático não precisa estar de acordo com os objetivos instituídos pelo professor, pois é no cotidiano que o professor adequará o livro aos seus propósitos.
( ) Uma vez que a metodologia das aulas é atribuição do professor, não há necessidade de identificar e considerar o referencial teórico-metodológico do livro didático.
( ) Tendo em vista que os livros didáticos normalmente são escritos para o público nacional, o conteúdo deles não precisa se aproximar do cotidiano.
( ) Como a qualidade do processo de ensino-aprendizagem depende muito mais do professor, podemos adotar qualquer livro didático de geografia, desde que apresente mapas.
3) Em relação ao conteúdo dos livros didáticos de geografia, marque verdadeiro ou falso:
( ) Na primeira metade do século XX, os livros abordavam os conceitos de território, região e paisagem de uma forma diferente de hoje, isso porque, na época, o ensino de Geografia fazia apologia ao Estado.
( ) O movimento de renovação da geografia a tornou uma matéria pouco objetiva e fragmentada em “ramos” do conhecimento.
( ) A partir desse movimento, a quantificação e a estatística passaram a aparecer nos livros didáticos, assim como o conceito de espaço para estudar, principalmente, as relações econômicas.

Soluções para a tarefa

Respondido por janahh2323
6

Resposta:

O livro didático é peça importante no processo de aprendizagem e, por isso mesmo, sua seleção e adoção devem ser cuidadosamente realizadas. Sobre os parâmetros significativos para a seleção do livro didático, analise as afirmativas a seguir colocando V para Verdadeiro e F para Falso:

( v) Não deve propiciar situações textuais de preconceitos discriminatórios.

( v) Deve ser coerente do ponto de vista teórico com as matérias apresentadas.

( v) Deve mostrar caminhos metodológicos comprovadamente eficazes.

2) Sobre o uso do livro didático, julgue se as afirmações são verdadeiras ou falsas:

(f ) A proposta do livro didático não precisa estar de acordo com os objetivos instituídos pelo professor, pois é no cotidiano que o professor adequará o livro aos seus propósitos.

( v) Uma vez que a metodologia das aulas é atribuição do professor, não há necessidade de identificar e considerar o referencial teórico-metodológico do livro didático.

( f) Tendo em vista que os livros didáticos normalmente são escritos para o público nacional, o conteúdo deles não precisa se aproximar do cotidiano.

( f) Como a qualidade do processo de ensino-aprendizagem depende muito mais do professor, podemos adotar qualquer livro didático de geografia, desde que apresente mapas.

3) Em relação ao conteúdo dos livros didáticos de geografia, marque verdadeiro ou falso:

( v) Na primeira metade do século XX, os livros abordavam os conceitos de território, região e paisagem de uma forma diferente de hoje, isso porque, na época, o ensino de Geografia fazia apologia ao Estado.

(v ) O movimento de renovação da geografia a tornou uma matéria pouco objetiva e fragmentada em “ramos” do conhecimento.

(f ) A partir desse movimento, a quantificação e a estatística passaram a aparecer nos livros didáticos, assim como o conceito de espaço para estudar, principalmente, as relações econômicas

Explicação:

espero te ajudado

Perguntas interessantes