1 - O lide consiste no primeiro parágrafo de um texto jornalístico, nele são respondidas as perguntas básicas: O que? Quando? Como? Onde? Por quê? Baseado nisto, explique qual o conteúdo do lide no texto acima? 2 - Em formato de carta do leitor, redija uma mensagem ao G1, veículo responsável pela matéria, falando sobre as dificuldades que a comunidade barreirense tem enfrentando durante o período das queimadas:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na zona rural do oeste baiano, cidades registram temperaturas acima dos 35°C. A baixa umidade e os ventos ajudam a propagar as chamas.
Cento e quinze bombeiros trabalham no combate às chamas, sendo 61 deles especialistas em incêndios florestais. Seis aeronaves ajudam nos trabalhos.
Os pontos mais críticos, com maiores números de focos, estão na Serra das Emas, em Morpará, no povoado da Nanica, em Barreiras, e na cidade de Luís Eduardo Magalhães.
Em Luís Eduardo Magalhães, os incêndios acontecem em áreas de fazendas. Trabalham no local 20 bombeiros, que contam com a ajuda de duas aeronaves.
A partir desta terça, um posto de comando começou a funcionar em Barreiras e em Lençóis, cidade que fica na Chapada Diamantina. São espécies de gabinetes de crises, que vão ter o papel de gerenciar o combate aos incêndios.
Explicação:
O incêndio no local começou no domingo (19), na tarde de segunda-feira (20) as chamas aumentaram bastante por causa do calor, mas foram controladas no mesmo dia. No entanto, as queimadas voltaram a acontecer nesta terça.