História, perguntado por AnaEliza56, 9 meses atrás

1. O Liberalismo econômico defendido por Adam Smith, tinha como principal característica: A) A liberdade econômica com forte intervenção do rei (Estado). B) A liberdade econômica sem a intervenção do rei (Estado). C) A ausência de liberdade econômica. D) A defesa das práticas mercantilistas como o protecionismo e o pacto colonial, por exemplo.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por matheus12356M
0

Resposta:

eu não sei cara ou gata

Explicação:

566

Respondido por brenda118043
0

Resposta:

Alternativa: B

Explicação:

O liberalismo econômico é uma doutrina político-econômica, ligada ao liberalismo, que defende que o Estado não deve interferir na economia de uma nação e que os indivíduos devem gozar de plena liberdade de escolha. Os liberais acreditam que o intervencionismo do Estado no mercado é completamente prejudicial para a economia.  

Dentre as principais teses defendidas pelos liberais, estão: a ideia da “mão invisível do mercado”, o livre mercado, a livre concorrência, a lei da oferta e da procura, a defesa da propriedade privada, o livre câmbio e a valorização da mão de obra do trabalhador. O liberalismo econômico surgiu no século XVIII como oposição ao mercantilismo.

O liberalismo econômico surgiu como uma nova teoria que explicaria a relação entre o capitalismo, a propriedade individual das pessoas e a liberdade. O contexto histórico era a Revolução Burguesa que aconteceu entre os anos de 1640 e 1660, na Inglaterra, quando as pessoas passaram a possuir coisas individualmente.

François Quesnay (694-17774) e Vincent Gournay (1712-1759) são dois dos principais teóricos que defendiam a liberdade no campo econômico e político. Eles ajudaram a estruturas a teoria do liberalismo econômico. Com tudo, Adam Smith (1723-1790) é considerado o pai do liberalismo econômico e maior divulgador desta teoria.  

Adam Smith ficou conhecido por seus estudos e reflexões acerca do liberalismo. “Teoria dos Sentimentos Morais” (1759), “Ensaio sobre temas filosóficos” (1795) e “Uma investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações” (1776) são algumas das suas obras mais conhecidas.

Perguntas interessantes