1)O HPV (Human Papilloma virus), é um vírus não envelopado, DNA, da família Papillomaviridae. São conhecidos mais de 200 subtipos. Na mucosa oral, causam lesões cutâneas (verrugas), solitárias (papiloma escamoso) ou múltiplas, pequenas, em formado digitiforme ou “couve-flor”, papulalares ou nodulares. Alguns subtipos estão ligados atualmente ao câncer de faringe. Outros estão relacionados à hiperplasia epitelial focal (doença de Heck), que ocorre em crianças indígenas da América do Sul. O diagnóstico é feito com base clínica e histopatológico, que revela proliferação papilar, digitiforme do tecido epitelial com hiperqueratose, em estroma fibrovascular. Observa-se a presença de coilócitos, que são inclusões virais do HPV. A transmissão sexual causa o condiloma acuminado, ou “verruga venérea” que também pode ocorrer na mucosa oral.
Das formas cínicas de papilomas que podem ocorrer na cavidade oral, qual é a mais comum?
Escolha uma:
e. Papiloma escamoso. «««Correto»»»
2)Os estreptococos são cocos que se apresentam em pares ou fileiras, curtas ou longas. Suas dimensões variam de 0,6 a 1 µm. São Gram+ e catalase-negativos. A maioria das espécies é constituída por anaeróbios facultativos e algumas exigem meio enriquecido com CO2. São classificados de acordo com a sua propriedade de provocar hemólise, em alfas hemolíticos (hemólise incompleta), beta hemolíticos (hemólise total) ou gama (não provocam hemólise). Foram classificados, por Lancefield segundo os antígenos de sua parede celular, em grupos, sendo que do ponto de vista de interesse em Odontologia, no grupo A, destaca-se o Streptococcus pyogenes, beta-hemolítico e responsável pela faringite estreptocócica, escarlatina, infecções de pele (celulites) e septicemias graves. No grupo B, Streptococcus agalactiae, beta ou gama-hemolítico (pode causar infecções associadas ao diabetes (inclusive abscessos dento-alveolares graves).
O Streptococcus pyogenes, agente causador da escarlatina, pode causar uma doença de resposta de hipersensibilidade bastante grave, em casos de diagnóstico tardio ou ausência de diagnóstico da infecção primária (escarlatina). Essa reação causa o (a):
Escolha uma:
b.Glomérulo-nefrite aguda. «««Correto»»»
3)A ulceração aftosa recorrente (UAR), em termos gerais, é considerada uma doença inflamatória, com distribuição universal, estando relacionada em sua etiologia, a uma resposta celular, mediada por linfócitos T, que por alguma anormalidade provoca uma exacerbação na resposta Th1. Clinicamente a UAR se caracteriza por úlceras na mucosa oral, de formato arredondado ou ovalado, única ou múltiplas, circundadas por halo eritematoso e cobertas por um exsudato serofibrinoso ou fibrinopurulento. Existem três formas clínicas de UAR: menor, maior e afta herpetiforme.
Qual a forma mais frequente de ulceração aftosa recorrente e a clinicamente mais grave do ponto de vista de sintomatologia?
Escolha uma:
a.Ulceração aftosa recorrente minor; ulceração aftosa recorrente major. «««Correto»»»
4)Terapias longas com uso de corticosteroides, com antibióticos e drogas imunossupressoras, facilitam a instalação de candidíases, principalmente as formas disseminadas. Nestes casos, a morbidade é considerável. As candidíases (candidoses) orais, se apresentam, clinicamente sob as formas: eritematosa (atrófica crônica ou aguda), pseudomembranosa (estomatite cremosa ou “sapinho”, queilite angular e hiperplásica (há controvérsias sobre essa forma clínica, visto que Candida produz queratinase (exoenzima) e é frequentemente isolada de lesões hiperqueratóticas, sendo a queratina um substrato nutricional).
Em pacientes saudáveis que usam próteses totais superiores com inadequações, qual o tipo mais comum de candidíase na mucosa oral?
Escolha uma:
a. Candidíase eritematosa crônica. «««Correto»»»
5)O agente causador da varicela é um vírus RNA, da mesma família do vírus do herpes simples humano (Herpetoviridae). O recém-nascido de mãe vacinada ou que contraiu a varicela (catapora), recebe imunização passiva pelo leite, que dura até os seis meses de idade. A história natural da doença é semelhante à do herpes vírus. O contato inicial se dá por via direta (vias aéreas superiores - partículas do vírus em aerossóis) ou por objetos contaminados (via indireta). Raramente a catapora é transmitida via contato com as lesões cutâneas. O vírus possui alta infecciosidade e o primeiro contato produz a varicela (catapora), que é uma doença do grupo das vésico-bolhosas. A doença confere imunização perene contra a catapora.
Uma segunda infecção pelo vírus da catapora, provoca qual doença?
Escolha uma:
c. Herpes zoster. «««Correto»»»
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Papiloma escamoso
Explicação:
Respondido por
0
Resposta:
QUESTÃO 01 - Papiloma escamoso.
QUESTÃO 02 - Glomérulo-nefrite aguda.
QUESTÃO 03 - Ulceração aftosa recorrente minor; ulceração aftosa recorrente major.
QUESTÃO 04 - Candidíase eritematosa crônica.
QUESTÃO 05 - Herpes zoster.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Psicologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás