1) O HINDUISMO TEM A SEGUINTE CARACTERISTICA.
A
É CONSIDERADO UMA RELIGIÃO UNIVERSAL.
B
SEUS SEGUIDORES ADORAM VACAS, QUE CINSIDERAM SAGRADOS.
C
FOI FUNDADO POR BRAHMA.
D
É A RELIGIÃO DOS INDIOS BRASILEIROS????
Soluções para a tarefa
Resposta:
Estima-se que existam cerca de 230 povos indígenas no Brasil, que têm com costumes, línguas e crenças diversas.
Esses grupos estão distribuídos por mais de 670 terras indígenas que já foram identificadas e homologadas ou encontram-se em processo de homologação pelo governo federal.
Explicação:
- Crenças e superstições
As crenças religiosas e superstições tinham um importante papel dentro da cultura indígena.
Os indígenas temiam ao mesmo tempo um bom Deus (Tupã) e um espírito maligno, tenebroso, vingativo conhecido como Anhangá, para as aldeias do sul e Jurupari, ao norte.
Algumas tribos pareciam evoluir para a astrolatria (adoração aos astros) embora não possuíssem templos, e adoravam o Sol (Guaraci – mãe dos viventes) e a Lua (Jaci – nossa mãe).
o guerreiro, conforme sua fama, poderia ser chorado pela taba ou pela tribo.
No caso de um guerreiro notável, todo o grupo chorava por ele.
- Rituais indígenas mais comuns
Cabe destacar que nesses rituais ligados à gestação e ao nascimento não só a criança, como também seus pais, eram submetidos ao ritual de passagem. O reconhecimento da gravidez da mulher punha o pai e a mãe num estado de cuidados especiais, separando-os, de certo modo, pela maneira de se comportar, dos demais habitantes da aldeia.
Ficavam, assim, segregados até que a criança nascesse e os ritos de sua incorporação fossem realizados, momento em que eles eram reintegrados à vida normal, desempenhando um novo papel social: pai e mãe de um novo membro da sociedade.
- Modo de vida indígena
Os índios viviam, e alguns ainda vivem, da caça, da pesca e coleta de vegetais silvestres, obedecendo aos ciclos de atividades de subsistência da Floresta Tropical: chuvas, enchentes, estiagem e seca.
Reuniam-se em grupos que podem ser: de casais, consanguíneos (parentesco), intercasamento e relações de servidão. Na maioria dos grupos o casamento pode ser dissolvido.
Há tribos de costumes matriarcais, patriarcais, monogamia (um só esposo ou esposa – com uniões que podem ser dissolvidas) e poligamia (um esposo com várias esposas, ou uma esposa com vários maridos).
- Chefes da tribo
Cada nação indígena tem um líder, que comanda a tribo nas caçadas e nas guerras ou na resolução de alguma disputa interna.
O líder deve conversar com os demais e ouvir suas opiniões e, sempre que precisa tomar uma decisão importante, pede conselhos aos mais velhos.
Além dele, há o pajé, que é o líder espiritual e possui grande prestígio e poder entre os nativos, pois ele conhece e manipula as ervas curativas. Ainda, faz as oferendas aos deuses e se comunica com as divindades.
- Como é o trabalho em aldeias indígenas
Em geral, as tarefas masculinas são: caçar, pescar, preparar a terra para o plantio e defender a comunidade.
E as atividades femininas são: plantar, coletar frutos e raízes, cozinhar, fazer utensílios de cerâmica e cestos, além de cuidar dos filhos.
- Armas para a caça
A caça feita pelos índios é composta geralmente por venenos aplicados nas pontas das lanças usadas.
Dentre as armas, destaca-se a zarabatana, tubo comprido que funciona por compressão de ar. Suas setas são untadas com um veneno chamado curare, extraído da casca de cipós.
- Pintura corporal
As pinturas de corpo partem de elemento natural para torná-lo geométrico.
Nas tribos em que as mulheres usam penas, são discretas, colocadas nos tornozelos e pulsos, geralmente em cerimônias especiais.
Também usam diversos tipos de cocares, braceletes, cintos, brincos.
- Tecido para vestimenta
As vestimentas usadas pelos índios estão relacionadas às necessidades climáticas, à observação da natureza e aos seus ritos e festas.
- Tipos de canoas indígenas
Os grupos indígenas usam o leito dos rios ou o mar para transportar com rapidez, navegando em canoas ou em jangadas.
Já as canoas ligeiras, as ubás, eram feitas de grossas cascas vegetais, e movidas a remo de palheta redonda ou oval ou ainda a vela.
As jangadas, pequenas e velozes, por sua vez, constituíam-se de vários paus amarrados uns aos outros por fibras vegetais.
- Música indígena
Os instrumentos musicais mais comuns são: toró (flauta de taquara), boré (flauta de osso), o mimbi (buzina) e o uaí (tambor de pele e de madeira).
- Alimentação indígena
Diversos alimentos consumidos pelos nativos são hoje parte importante da culinária brasileira.
- Mandioca (também conhecida como macaxeira ou aipim)
- Milho
- Batata-doce
- Amendoim
- Abacaxi
- Caju
E plantas medicinais como erva-mate, guaraná, tabaco e coca.