1)
O grupo de Ajustes de Avaliação Patrimonial, incluído pela Lei 11.638/2007 e suas alterações, tem como finalidade receber alguns ajustes do ativo e passivo ao seu valor real, retratando de maneira mais próxima a realidade da empresa. Sendo assim, o Ajuste de Avaliação Patrimonial pode também ser compreendido como uma maneira de correção no Balanço Patrimonial (Ativos e Passivos) em relação ao:
Alternativas:
a)
Valor de ágio.
b)
Valor de liquidação.
c)
Valor venal.
d)
Valor compensado.
e)
Valor justo.
2)
No CPC 05 tem-se por objetivo assegurar que todas as demonstrações contábeis de uma empresa contenham as informações necessárias para que se torne transparente a sua posição financeira e para que se expresse se seus resultados tenham sido ou não afetados pelas partes relacionadas e por transações existentes destas partes. Diante do exposto, e considerando as partes que compõe um mesmo grupo de empresas, os adiantamentos de empréstimos a controladas ou a subsidiárias das controladas, serão classificados no:
Alternativas:
a)
Patrimônio líquido.
b)
Passivo circulante.
c)
Ativo não circulante.
d)
Ativo circulante.
e)
Ativo permanente.
3)
O Ajuste de Avaliação Patrimonial e a avaliação dos valores mensurados no balanço patrimonial em comparação ao
valor justo foram incluídos conforme determinação da Lei 11.638/2007. Considerando essa inclusão legal, estes elementos passaram a fazer parte de uma conta contábil que pertence ao grupo do:
Alternativas:
a)
Patrimônio líquido.
b)
Ativo não circulante.
c)
Passivo circulante.
d)
Passivo não circulante.
e)
Ativo circulante.
4)
As mudanças advindas com as novas práticas contábeis, fizeram com que o Patrimônio Líquido fosse dividido da seguinte forma: Capital Social, Reserva de Capital, Ajustes de avaliação Patrimonial, Reservas de Lucro, Ações em Tesouraria e Prejuízos Acumulados. Tais mudanças trouxeram a conta Ajuste de Avaliação Patrimonial e, contudo, também excluíram a conta de:
Alternativas:
a)
Intangível.
b)
Lucros acumulados.
c)
Obrigações fiscais.
d)
Despesa do exercício seguinte.
e)
Ativo diferido.
5)
A norma internacional IAS 24 buscou garantir que as demonstrações financeiras de uma entidade contenham as divulgações necessárias para chamar a atenção para a possibilidade de que sua posição financeira, de lucros e de perdas, possa ter sido afetada pela existência de partes relacionadas e por transações e saldos em aberto, incluindo compromissos com essas partes. Nesse sentido, considerando o trecho citado acima, as Demonstrações Financeiras consideradas pela referida norma são:
Alternativas:
a)
Demonstração do Fluxo de Caixa e Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados.
b)
Demonstração do Valor Adicionado e Balanço Patrimonial.
c)
Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício.
d)
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e Demonstração dos Fluxos de Caixa.
e)
Demonstração do Resultado do Exercício e Demonstração do Resultado Abrangente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) VALOR JUSTO
2) PASSIVO CIRCULANTE
3) PATRIMÔNIO LÍQUIDO
4) LUCROS ACUMULADOS
5) BALANÇO PATRIMONIAL E DEMONST. RESULTADOS
Explicação:
1) e) Valor justo.
O valor justo e balanço patrimonial (ativos e passivos) podem ser corrigidos pelo Ajuste de Avaliação Patrimonial.
2) b) Passivo circulante.
O passivo circulante faz a classificação das partes que compõem o mesmo grupo de empresas, os adiantamentos de empréstimos a controladas ou a subsidiárias das controladas.
3) a) Patrimônio líquido.
O patrimônio líquido é um grupo que pode ser corrigido pelo Ajuste de Avaliação Patrimonial e pela avaliação dos valores mensurados.
4) b) Lucros acumulados.
Os lucros acumulados podem ser excluídos pela conta Ajuste de Avaliação Patrimonial, compreendendo importantes mudanças.
5) c) Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício.
A norma internacional IAS 24 considera as seguintes demonstrações financeiras: Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício.
Bons estudos!