1. “O grande caldo venenoso que desceu do reservatório da Samarco viajou pelos ribeirões e rios Gualaxo, Carmo, Piranga e Doce por 660km até o mar do Espírito Santo, levando destruição por onde passou até as cidades de Risoleta Neves, Baguari, Mascarenhas e Aimorés. Por onde passava, a enxurrada deixava uma camada de rejeitos depositados nas margens dos rios que, com o tempo, ficaria endurecida como se o solo tivesse sido cimentado. O trecho acima faz referência a um dos maiores desastres ambientais do Brasil, o rompimento da barragem da mineradora Samarco, ocorrido em novembro de 2015 e que ficou conhecido como “tragédia de Mariana”. A “cimentação” do solo, que ocorreu por conta da alta concentração de ferro entre os rejeitos da lama, tem dificultado o processo de: *
a) sucessão ecológica primária, pois organismos pioneiros têm dificuldade de colonizar o solo cimentado.
b) sucessão ecológica secundária, pois organismos pioneiros têm dificuldade de se instalar no solo cimentado.
c) sucessão ecológica primária, pois comunidades intermediárias não conseguem se instalar no novo ecossistema.
d) sucessão ecológica secundária, pois comunidades que estão na última fase desse processo, por serem generalistas, têm dificuldade em deixar espaço para comunidades pioneiras.
Soluções para a tarefa
Respondido por
347
Resposta:
1) b
2) b
Explicação:
Classroom
gabrieljd28:
obg
Respondido por
60
A alternativa que melhor responde essa questão é a letra b).
Sucessão ecológica é o processo natural pelo qual diferentes comunidades de organismos vivos colonizam determinados ambientes inicialmente estéreis ou com pouca vida, e com o seu posterior perecimento fornecem matéria orgânica para que organismos mais complexos se estabeleçam depois e formem determinado ecossistema.
No caso em questão, a dificuldade é de ocorrer sucessão ecológica secundária, pois esse ambiente já foi ocupado por outras comunidades biológicas, que foram afetadas pelo desastre ambiental mencionado.
Perguntas interessantes