1)
O GPS (Global Positioning System) é um sistema de posicionamento por satélite criado pelos EUA durante o período da Guerra Fria que tinha como principal objetivo localizar, com precisão, qualquer ponto na superfície terrestre a partir de um sistema de referência universal. Inicialmente pensado para fins militares, justamente pelo contexto no qual se foi pensado, hoje é um sistema aberto, liberado para uso civil, que conta com uma intrínseca rede de satélites geoestacionários, responsáveis pelo envio das informações para os dispositivos.
Em relação ao sistema de referência que o GPS toma como base, é correto afirmar que se trata do:
Alternativas:
a)
Sistema Universal Transversa de Mercator.
b)
Sistema de Coordenadas Geográficas, latitude e longitude.
c)
Sistema de Coordenadas de Peters.
d)
Sistema de Universal de Robinson.
e)
Sistema de Coordenadas Cartográficas de Gall.
2)
As cartas topográficas são importantes produtos cartográficos que representam os fenômenos da superfície terrestre. Sua característica principal é a metodologia sistemática através da qual essa representação é feita. O Brasil conta com um importante mapeamento cartográfico, a Carta do Brasil ao Milionésimo, projeto que faz parte da CIM – Carta Internacional do Mundo. Para tanto, o território nacional é totalmente mapeado e cartografado, representando as feições da superfície.
Sobre os elementos de uma carta topográfica:
I.) São divididos em elementos altimétricos e planimétricos.
II.) Através dos elementos altimétricos avaliamos as feições físicas e antrópicas da superfície mapeada.
III.) Através dos elementos planimétricos avaliamos as feições do relevo.
IV.) As curvas de nível são elementos altimétricos que nos permitem avaliar a declividade do relevo.
A partir de sua leitura e análise, estão corretas as afirmações:
Alternativas:
a)
I e II.
b)
II e III.
c)
I, II e IV.
d)
I e IV.
e)
II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra A
Explicação: A projeção cartográfica de Mercator é cilíndrica e conforme, preservando o formato dos continentes mas alterando suas dimensões. Além disso, conta com linhas imaginárias entre 24 meridianos e 12 paralelos, espaçados e distribuídos igualmente.
1 – a) Sistema Universal Transversa de Mercator.
Os tipos de posicionamento fazem a utilização de receptores do sinal do Sistema de Posicionamento Global (GPS) para as técnicas de coleta de campo. Dessa forma, no posicionamento relativo, o usuário deve estar com dois ou até mais receptores em mãos para a realização do rastreamento de forma simultânea de um grupo de satélites.
2 – c) I, II e IV.
As cartas topográficas consistem na representação, em escala, sobre um plano dos acidentes naturais e artificiais da superfície terrestre de maneira mensurável, de forma a mostrar as posições planimétricas e altimétricas.
Bons estudos!