1)
O Governo Vargas com suas propagandas e discurso oficial mostrava a preocupação do governo com a figura do "bom" operário, trabalhador e pacífico, e oEstado como o grande mediador dos conflitos advindos da relação entre patrão e operário. Neste sentido, em que contexto acontece esta afirmação do Direito do Trabalho no Brasil?
Alternativas:
a)
Num contexto em que se construía no país uma política nacionalista, paternalista, direcionada a construir um trabalhador-cidadão, bom e pacífico, tal como pretenderam as palavras enunciadas no discurso feito pela propaganda.
b)
No contexto de lutas operárias e mobilizações, o governo teve que ceder pois estava na iminência de uma guerra civil. Os operários tinham tomado o comando das fábricas e do comércio, exigindo uma postura favorável do governo.
c)
O contexto histórico de construção da cidadania no Brasil está ausente de participação popular, não houve movimento por parte dos trabalhadores, o governo de Vargas foi favorável por olhar para os trabalhadores e conceder os direitos.
d)
A trajetória que caracteriza a afirmação do Direito do Trabalho no Brasil está diretamente relacionada aos grandes industriais e proprietários, que com o objetivo de garantir uma produção de qualidade, concederam os direitos trabalhistas.
2)
Qual era o objetivo do Governo Vargas ao fazer as leis trabalhistas que resultaram na CLT?
Alternativas:
a)
O objetivo era promover uma sociedade mais justa e igualitária, onde os cidadãos brasileiros pudessem ter seus direitos e acesso aos bens de consumo, fazendo a economia girar.
b)
Queria e precisava ter sob controle aquele que atuava como mão de obra na indústria, desta maneira o operário ficava agradecido, feliz e pacífico, o ideal de cidadão.
c)
Vargas pretendia desvalorizar os grandes empresários e industriais, motivando a elevação do trabalhador que era o representante do ideal de país que este governo pretendia formar.
d)
A cidadania era o foco das propostas de Vargas, ele pretendia criar mecanismos de valorização dos trabalhadores, em detrimentos dos grandes capitalistas do país.
3)
Qual era o objetivo de Vargas ao criar os sindicatos?
Alternativas:
a)
O sindicato seria o responsável pela defesa do trabalhador, garantindo a integridade dos seus direitos, sem relação com o governo.
b)
O objetivo era desenvolver organizações autônomas de participação dos trabalhadores, onde poderiam garantir o cumprimento das leis.
c)
Cabia aos sindicatos traçar as formas de cidadania e cumprimento dos direitos trabalhistas, ainda que não estivesse nas leis.
d)
Era necessário criar uma instituição atrelada ao governo com a intenção de submeter os trabalhadores ao controle.
4)
A política de Vargas direcionada aos trabalhadores tinha como um de seus eixos principais a conformação de um indivíduo-cidadão definido como o trabalhador-brasileiro. O interesse era montar um trabalhador-cidadão, e neste sentido:
Alternativas:
a)
Era preciso garantir que o trabalhador tivesse seus direitos garantidos, usufruindo assim da sua cidadania de forma plena.
b)
O trabalhador-cidadão seria aquele responsável por vigiar o trabalho alheio, vendo se o colega desenvolver bem sua função.
c)
Era necessário combater o subversivo, o malandro, qualquer um que se mostrava como avesso ao trabalho e às leis e regras da ordem constituída.
d)
O trabalho nas fábricas era difícil, garantir a alimentação adequada e planos de saúde trazia uma paz de espírito aos trabalhadores.
5)
"[...] as décadas de 1970-80 foram marcadas por movimentos, tanto de intelectuais, estudantes, juristas, sindicalistas, bem como de trabalhadores e cidadãos comuns politizados, sedentos por uma sociedade mais justa e solidária. É neste processo que o direito ao trabalho adquire status de direitos fundamentais na Carta Constitucional de 1988." O que seriam os direitos fundamentais?
Alternativas:
a)
São os direitos relacionados à dignidade do ser humano, direitos essenciais, tais como o direito à liberdade, à igualdade, à saúde, ao meio ambiente sadio, à educação, ao trabalho, à moradia, etc.
b)
São os direitos ligados a fundamentação do trabalho, os direitos relacionados ao bem estar do trabalhador, como férias, 13º salário, descanso semanal remunerado, fundo de garantia e seguro desemprego.
c)
São os direitos que garantem o emprego e a formalidade da atuação profissional no Brasil, seja de empresários ou trabalhadores. O emprego é a garantia do trabalhador possuir um modo de vida digno.
d)
São os direitos voltados para a questão da cidadania, que garantem a participação nos rendimentos das empresas, pois o trabalhador como colaborador, contribui para os lucros e merece um retorno satisfatório do trabalho.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Olá, segue o gabarito das questões acima: 1)A, 2)B, 3)D, 4)C e 5)A.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás